Representação da Interação em Fóruns de Discussão On-line: uma Revisão Sistemática Integrativa

  • Vanessa Ellen Cacau Santos Universidade Federal do Ceará
  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3509-1355
  • Ticiana Linhares Coelho da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão integrativa que buscou levantar o estado da arte sobre a representação da interação em fóruns de discussão on-line, considerando o grande volume de dados produzidos nesses espaços de discussão. Seguindo os passos da revisão sistemática integrativa, foi possível identificar áreas de pesquisa e técnicas computacionais que vêm sendo incorporadas aos ambientes virtuais de aprendizagem, tendo em vista melhorar a experiência do usuário nesse contexto. Os resultados apontam que a pesquisa na área de representação da interação em fórum ainda precisa investir em estratégias de visualização da interação, favorecendo, especialmente, a participação dos estudantes.

Palavras-chave: representação da interação, fórum de discussão, revisão integrativa

Referências

Becheru, A., Calota, A., and Popescu, E. (2018). Analyzing students’ collaboration patterns in a social learning environment using StudentViz platform. Smart Learning Environments. Disponível em: https://rdcu.be/cx1aV. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s40561-018-0063-0

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. d. A., e Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11):121–136.

Cantabella, M., Martínez, R., Ayuso, B., Yáñez, J., and Muñoz, A. (2018). Analysis of student behavior in learning management systems through a Big Data framework. Future Generation Computer Systems. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167739X17329217. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.future.2018.08.003

Cordeiro, A. M., Oliveira, G. M., Rentería, J. M., e Guimarães, C. A. (2007). Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 34:428 – 431.

Costa, M. R. M. e Sousa, J. C. (2020). Educação a distância e Universidade Aberta do Brasil: reflexões e possibilidades para o futuro pós-pandemia. Revista Thema, 18(ESPECIAL):124–135.

Coutinho, E. F., Moreira, L. O., e Sarmento, W. W. F. (2013). MAAT - Sistema de Avaliação de Alunos e Tutores para um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In Anais do IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 487–498, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Da Silva, T. L. C., Magalhães, R. P., Brilhante, I. R., de Macêdo, J. A. F., Araújo, D., Rego, P. A. L., Neto, A. V. L. (2018). Big Data Analytics Technologies and Platforms: a brief review. Latin America Data Science Workshop.

David, P. B., Green, J. L., & Santos, V. E. C. (2020, November). Contextos de Aprendizagem para Interações Contingentes em Fóruns de Discussão Online: uma Investigação à Luz da Etnografia Interacional. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 332-341). SBC.

Dhar, V. (2013). Data science and prediction. Association for Computing Machinery. ACM 56, December 2013, 64–73.

Dillenbourg, P., Schneider, D., and Synteta, P. (2002). Virtual Learning Environments. 3rd Hellenic Conference "Information & Communication Technologies in Education", pages 3–18, Rhodes, Greece. Kastaniotis Editions, Greece.

Elia, G., Solazzo, G., Lorenzo, G., and Passiante, G. (2018). Assessing Learners’ Satisfaction in Collaborative Online Courses through a Big Data approach. Computers in Human Behavior. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563218301973. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.033

Foreman, S. (2017). The LMS guidebook: Learning management systems demystified. American Society for Training and Development.

Garrido, F. A., do Rêgo, B. B., e Matos, E. S. (2018). Modelando a Interação (Humano-Computador) de um Fórum de Discussão para MOOC: MoLIC em uso. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89250. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89250

Lazar, S. (2015). The importance of educational technology in teaching. International Journal of Cognitive Research in Science, Engineering and Education, 3(1).

Neto, F. S. S., e Silva, E. (2018). iTimeline: Uma Abordagem Visual das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Baseada no Modelo 3C de Colaboração. RENOTE : revista novas tecnologias na educação, 2005. Porto Alegre. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/85904. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85904

O'Rourke, K. C., Rooney, P., & Boylan, F. (2015). What's the Use of a VLE?. Online Submission, 4(1).

Patricio, T. e Magnoni, M. d. G. (2018). "Mineração de dados e Big Data na educação". Revista GEMInIS, 9(1):57–75.

Rodrigues, R., Ramos, J., Sedraz, J., and Gomes, A. (2016). Discovery engagement patterns MOOCs through cluster analysis. IEEE Latin America Transactions. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7785943. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: 10.1109/TLA.2016.7785943

Rother, E. T. (2007). "Revisão sistemática X revisão narrativa". Acta Paulista de Enfermagem, 20:v – vi.

Sarmento, W., Harriman, C., Rabelo, K., e Torres, A. (2012). Avaliação de usabilidade no processo de desenvolvimento contínuo em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso com o ambiente SOLAR. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE.

Scaico, P. D., de Queiroz, R. J. G. B., e Scaico, A. (2014). O conceito big data na educação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 20(1):328–336.

Sedrakyan, G., Mannens, E., and Verbert, K. (2019). Guiding the choice of learning dashboard visualizations: Linking dashboard design and data visualization concepts. Journal of Visual Languages & Computing. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1045926X18301009. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvlc.2018.11.002

Silva, T., Machado, C. J. R., e Maciel, A. (2020). Identificação de possíveis influenciadores digitais em fóruns de discussão em cursos a distância. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 5:117–123. Disponível em: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.25286/repa.v5i1.1428

Wong, J. and Zhang, X. (2018). MessageLens: A Visual Analytics System to Support Multifaceted Exploration of MOOC Forum Discussions. Visual Informatics. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2468502X18300111. Acessado em: 17 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.visinf.2018.04.005
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Vanessa Ellen Cacau; DAVID, Priscila Barros; SILVA, Ticiana Linhares Coelho da; CARMO, Rafael Augusto Ferreira do. Representação da Interação em Fóruns de Discussão On-line: uma Revisão Sistemática Integrativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 655-666. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218271.