Desenvolvendo o Pensamento Computacional de Meninas através de Histórias

  • Juliana B. S. França Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-6300-8139
  • Beatriz Saburido Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Angélica F. S. Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


A presença de de mulheres na área de Tecnologia da Informação tem diminuído drasticamente ao longo dos anos. No entanto, a computação já esteve fortemente relacionada às mulheres e este artigo propõe o resgate do público feminino nos cursos de computação no Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa apresenta os resultados iniciais de um projeto de extensão universitário onde, meninas entre 11 e 16 anos, de escolas públicas e privadas, são apresentadas às estruturas lógicas de programação através de histórias e usando a linguagem em blocos Scratch. Os resultados alcançados mostram ser possível explorar conceitos técnicos da programação através de storytelling.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Mulheres na computação, Scratch

Referências

Aires, J., Mattos, G., Oliveira, C., Brito, A., Aragão, A. F., Alves, S., ... & Moreira, G. (2018, July). Barreiras que impedem a opção das meninas pelas ciências exatas e computação: Percepção de alunas do ensino médio. In Anais do XII Women in Information Technology. SBC.

Aono, A., Rody, H., Musa, D., Pereira, V., & Almeida, J. (2017). A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2017.3556

Barr, D., Harrison, J., Conery, L. (2011). Computational thinking: A digital age skill for everyone. Learning & Leading with Technology 38, 6 (2011), 20–23.

Farias, C., da Cruz, V. G., Farias, J. S., Braz, D. C., Brito, B. M., & de Souza Carvalho, A. (2019, November). Estimulando o Pensamento Computacional: uma experiência com Scratch. Jr. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 197).

França, R., & Tedesco, P. (2019, November). Pensamento Computacional: Panorama dos Grupos de Pesquisa no Brasil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 409).

Franco, A. A., da Costa, A. C. M., Graça, R. J. D. S., do Nascimento, T. C., Rosa, T. S., & Muniz, V. H. J. (2018). Lugar de Aluna de Ensino Médio é na Programação. Por que não?.

Frigo, L. B., Moro, F. F. ,Padilha, R. O., Pozzebon , E.. Meninas em Ação Atividades Inspiradoras para Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais. In: Anais do XI Women In Information Technology (WIT 2020), Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11276. Acessado em: 15 de Abril de 2021.

Gomes, T., Castro, F., & Tedesco, P. C. A. R. (2017). Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Infantil: Um toolkit educacional sobre conceitos de programação baseado em storytelling transmedia. Sánchez, J, 31-40.

INEP. 2015. Resumo Técnico da Educação Superior 2013. Diretoria de Estatísticas Educacionais DEED, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília-DF, 82.

Jornal da USP. (2018). Por que as mulheres "desapareceram" dos cursos de computação?. Disponível em: [link]. Acessado em: 05/06/2021.

Junior, B., Cavalheiro, S., & Foss, L. (2019, November). Revisitando um Jogo Educacional para desenvolver o Pensamento Computacional com Gramática de Grafos. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 863).

Marquiori, V., Oliveira, M., & Nascimento, G. (2019, July). Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 109-113). SBC.

Mattos, M., de Araújo, L., Zucco, F., Hein, N., da Cunha, K., de Oliveira, G., ... & Bursoni, P. (2017, July). Aplicação da prática colaborativa no desenvolvimento de um jogo para o ensino da programação. In Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (pp. 21-30). SBC.

Martins, A., Silva, J., Santos, J., & Rebouças, A. (2019, July). Fatores que Atraem e Afastam as Meninas de cursos da Área de TI. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 114-118). SBC.

Medeiros, C. B. (2005). From subject of change to agent of change: women and IT in Brazil. In Proc. of the International Symposium on Women and ICT: creating global transformation (CWIT '05), C. Morrell and J. Sanders (Eds.). ACM, New York, NY, USA, Article 15.

Medeiros, C., Coelho, R., e Maciel, C. (2012). Participação Feminina na Computação. Computação Brasil. 19, 28–29.

PISA. 2015. O que está por trás da desigualdade de gênero na educação? OCDE. Acessado em 15/04/2021.

Rodriguez, C., Zem-Lopes, A. M., Marques, L., & Isotani, S. (2015, October). Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 62).

Santana, T. S.; Braga, A. H. Uma Análise Cienciométrica das Publicações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação na Perspectiva das Mulheres na Computação. In: Anais do XIV Women In Information Technology (WIT 2020), Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11310. Acessado em: 15 de Abril de 2021.

Santos, C., & Oliveira Filho, A. (2020). Robótica e Interdisciplinaridade: Aprendizagem Criativa Atraindo Meninas para a Tecnologia. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 120-128). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11282

Schneider, G., Bernardini, F., & Boscarioli, C. (2019, November). Ensino do Pensamento Computacional por meio de Internet das Coisas: Possibilidades e Desafios. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 169).

Silva, Elizandra Silveira. Mulheres na informática. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, v. 2, n. 8, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12786. Acesso em: 2 jun. 2021.

Softex. (2019) Atuação da Mulher no Mercado de Trabalho Formal Brasileiro em Tecnologia da Informação. Arquivo eletrônico disponível em: https://www.ftp.softex.br/Inteligencia/mulheres_na_ti/mulheres_na_ti.pdf. Acessado em: Março 2021.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FRANÇA, Juliana B. S.; SABURIDO, Beatriz; DIAS, Angélica F. S.. Desenvolvendo o Pensamento Computacional de Meninas através de Histórias. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 931-942. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.216837.