Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura

Resumo


Este estudo apresenta um levantamento das iniciativas que promovem o Pensamento Computacional de maneira desplugada - sem o uso de artefatos tecnológicos e/ou digitais - no Ensino Fundamental 1. Traz um panorama geral dos estudos, aborda os diferentes tipos de atividades utilizadas, analisa os processos avaliativos pelos quais são submetidos, seus principais objetivos, a motivação dos pesquisadores por essa opção de abordagem, a duração das iniciativas e se estão apoiadas em alguma teoria de aprendizagem.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Computação Desplugada

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Publicado
22/11/2021
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GREBOGY, Elaine Cristina; SANTOS, Icleia; CASTILHO, Marcos Alexandre. Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 953-964. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217411.