Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura
Resumo
Este estudo apresenta um levantamento das iniciativas que promovem o Pensamento Computacional de maneira desplugada - sem o uso de artefatos tecnológicos e/ou digitais - no Ensino Fundamental 1. Traz um panorama geral dos estudos, aborda os diferentes tipos de atividades utilizadas, analisa os processos avaliativos pelos quais são submetidos, seus principais objetivos, a motivação dos pesquisadores por essa opção de abordagem, a duração das iniciativas e se estão apoiadas em alguma teoria de aprendizagem.
Referências
Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., & Marques, M. (2017). O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. Cbie, 82. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.82
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (Edições 70 (ed.)).
Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged (csunplugged.org).
Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. [link].
Bonwell, C., & Eison, J. (1991). Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC Higher Education Reports, Washington, D.C.
Bordini, A., Avila, C., Marques, M., Foss, L., & Cavalheiro, S. (2017). Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. Anais Do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2017).
Brackmann, C., Boucinha, R. M., Román-González, M., Barone, D. A. C., & Casali, A. (2017). Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola. Anais Dos Workshops Do VI Congresso Brasileiro de Informática Na Educação (CBIE 2017).
Brasil. (2001). Plano Nacional de Educação - PNE - Lei Federal n.o 10.172, de 9/01/2001., (2001).
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular-BNCC. In: MEC Ministério da Educação, 600. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Brereton, P., Kitchenham, B. A., Budgen, D., Turner, M., & Khalil, M. (2007). Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, 80(4), 571–583.
British Broadcasting Corporation (BBC) Learning. (2020). Introduction to computational thinking. https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1
Campos, G. M. de, Cavalheiro, S., Foss, L., Pernas, A. M., Piana, C. F. de B., Aguiar, M., Bois, A. Du, & Reiser, R. (2014). Organização de Informações via Pensamento Computacional: Relato de Atividade Aplicada no Ensino Fundamental. Anais Do XX Workshop de Informática Na Escola (WIE 2014), 1(Cbie), 390. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.390
Carvalho, J., Netto, J. F., & Almeida, T. (2017). Revisão Sistemática de Literatura sobre Pensamento Computacional por Meio de Objetos de Aprendizagem. Cbie, 223. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.223
Cavalcante, A., Costa, L. D. S., & Araujo, A. L. (2016). Um Estudo de Caso Sobre Competências do Pensamento Computacional Desenvolvidas na Programação em Blocos no Code.Org. Anais Dos Workshops Do V Congresso Brasileiro de Informática Na Educação (CBIE 2016), 1(Cbie), 1117. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1117
INEP. (2019). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. In Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Mioto, F., Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., Ferreti Borgatto, A., & Martins Pacheco, L. H. (2019). bASES21 - Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 27(01), 26. https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.26
Nogueira, M. O. G., & Leal, D. (2015). Teorias da Aprendizagem um encontro entre pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico (2nd ed.). InterSaberes.
Ortiz, J. D. S. B., & Pereira, R. (2018). Um Mapeamento Sistemático Sobre as Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional. Anais Do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2018), 1(Cbie), 1093. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1093
Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças - Repensando a Escola na Era da Informátca. Artmed.
Piaget, J. (1974). A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Freitas Basto.
Polya, G. (1995). A arte de resolver problemas. Editora Interciência.
Rodrigues, S., Aranha, E., & Silva, T. R. (2018). Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais Do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2018), 1(Cbie), 417. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.417
Santos, E. R. dos, Soares, G., Bianco, G. D., Filho, J. B. da R., & Lahm, R. A. (2016). Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa (RELATEC), 15(3), 141–154. https://doi.org/10.17398/1695
SBC. (2017). Referenciais de Formação em Computação : Educação Básica (Issue 051). Sociedade Brasileira de Computação.
SBC. (2018). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica - Ensino de
Computação na Educação Básica. In Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. [link].
Souza, F. F. de, & Nunes, M. A. S. N. (2019). Práticas e resultados obtidos na aplicação do Pensamento Computacional Desplugado no ensino básico: Um Mapeamento Sistemático. Cbie, 289. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.289
Vygotsky, L. S. (1980). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard university press.
Wangenheim, C. G. Von, Medeiros, G. A. e S. de, Filho, R. M., Petri, G., Pinheiro, F. da C., Ferreira, M. N. F., & Hauck, J. C. R. (2020). Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica.
Revista Brasileira de Informática Na Educação, 27(03), 310. https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.310
Wing, J. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 1–5. https://doi.org/0001-0782/06/0300
Zanetti, H., Borges, M., & Ricarte, I. (2016). Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Anais Do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2016), 1(Cbie), 21. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.21