Pensamento Computacional integrado à Matemática na BNCC: proposta para o primeiro ano do Ensino Fundamental

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) pode ser visto como uma metodologia para solucionar problemas das mais diversas áreas com fundamentação em conceitos da Ciência da Computação. A Base Nacional Comum Curricular já faz referências a essa metodologia e habilidades relacionadas, porém de forma pontual e, principalmente, relacionadas à unidade temática Álgebra da Matemática. Neste trabalho, são apresentadas habilidades que relacionam diferentes áreas temáticas da Matemática do primeiro ano do Ensino Fundamental e alguns conceitos do PC com o objetivo de ilustrar a abrangência e a viabilidade da integração desta metodologia no currículo desde os primeiros anos do ensino.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Matemática na BNCC, Educação em Computação

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Publicado
22/11/2021
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XAVIER, Eduardo Abreu; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; SOARES, Maria Arlita da Silveira; ROMIO, Leugim C.. Pensamento Computacional integrado à Matemática na BNCC: proposta para o primeiro ano do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 989-1001. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217772.