Pensamento Computacional integrado à Matemática na BNCC: proposta para o primeiro ano do Ensino Fundamental
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) pode ser visto como uma metodologia para solucionar problemas das mais diversas áreas com fundamentação em conceitos da Ciência da Computação. A Base Nacional Comum Curricular já faz referências a essa metodologia e habilidades relacionadas, porém de forma pontual e, principalmente, relacionadas à unidade temática Álgebra da Matemática. Neste trabalho, são apresentadas habilidades que relacionam diferentes áreas temáticas da Matemática do primeiro ano do Ensino Fundamental e alguns conceitos do PC com o objetivo de ilustrar a abrangência e a viabilidade da integração desta metodologia no currículo desde os primeiros anos do ensino.
Referências
Barcelos, T. S. (2014). Relações entre o pensamento computacional ea matemática em atividades didáticas de construção de jogos digitais. PhD thesis, Cruzeiro do Sul University, Brazil.
Bobsin, R., Nunes, N., Kologeski, A., and Bona, A. (2020). O pensamento computacional presente na resolução de problemas investigativos de matemática na escola básica. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1473–1482, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Bocconi, S., Chioccariello, A., Dettori, G., Ferrari, A., Engelhardt, K., Kampylis, P., and Punie, Y. (2016). Exploring the field of computational thinking as a 21st century skill. In International Conference on Education and New Learning Technologies, pages 1524–1530.
Brasil (2018). Base nacional comum curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 9 de julho de 2021.
Camada, M. Y. and Durães, G. M. (2020). Ensino da inteligência artificial na educação básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1553–1562. SBC.
Câmara, F. S. d. S. (2019). Desenvolvimento de habilidades matemáticas com a inclusão do pensamento computacional nas escolas de ensino fundamental. Master’s thesis, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil.
Costa, E. J. F., Campos, L. M. R. S., and Dario Serey Guerrero, D. (2017). Computational thinking in mathematics education: A joint approach to encourage problem-solving ability. In 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking–A guide for teachers. Computing At School. Disponível em [link]. Acesso em: 9 de julho de 2021.
Curzon, P., Dorling, M., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2014). Developing computational thinking in the classroom: a framework. Project report, Computing at School.
da Silva Barbosa, L. L. and Maltempi, M. V. (2020). Matemática, pensamento computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3):748–776.
Echeverría, L., Cobos, R., Morales, M., Moreno, F., and Negrete, V. (2019). Promoting computational thinking skills in primary school students to improve learning of geometry. In 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 424–429.
Evaristo, I. S. (2019). O pensamento computacional no processo de aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Master’s thesis, Universidade Nove de Julho.
Futschek, G. (2006). Algorithmic thinking: The key for understanding computer science. In Mittermeir, R. T., editor, Informatics Education – The Bridge between Using and Understanding Computers, pages 159–168, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.
Haseski, H. I., Ilic, U., and Tugtekin, U. (2018). Defining a new 21st century skill computational thinking: Concepts and trends. International Education Studies, 11(4):29–42.
Hsu, T.-C., Chang, S.-C., and Hung, Y.-T. (2018). How to learn and how to teach computational thinking: Suggestions based on a review of the literature. Computers & Education, 126:296–310.
Kalelioglu, F., Gulbahar, Y., and Kukul, V. (2016). A framework for computational thinking based on a systematic research review. Baltic J. Modern Computing, 4(3):583– 596.
Komm, D., Hauser, U., Matter, B., Staub, J., and Trachsler, N. (2020). Computational thinking in small packages. In Kori, K. and Laanpere, M., editors, Informatics in Schools. Engaging Learners in Computational Thinking, pages 170–181.
Marques, M., Cavalheiro, S., Foss, L., Avila, C., and Bordini, A. (2017). Uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional integrado ao ensino de matemática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 28(1):314.
Otero Avila, C., Foss, L., Bordini, A., Simone Debacco, M., and da Costa Cavalheiro, S. A. (2019). Evaluation rubric for computational thinking concepts. In IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), pages 279– 281.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
Ribeiro, L., Foss, L., and Cavalheiro, S. (2019). Pensamento computacional: Fundamentos e integração na educação básica. Jornada de Atualização em Informática na Educação, 8(1):25–63.
Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. Project report, University of Southampton.
Shute, V. J., Sun, C., and Asbell-Clarke, J. (2017). Demystifying computational thinking. Educational Research Review, 22:142–158.
Souza, F., Leite, R., Brito, C., Villela, M., and Santos, C. (2019). O desenvolvimento do pensamento computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, pages 528–536.
Teresa, Z. and Liberatti, J. (2020). Un diálogo entre el pensamiento computacional y la interdisciplinariedad usando el software scratch. Uni-Pluriversidad, 20(1):100–117.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A, 366(1881):3717–3725.