Classwork: Uma ferramenta de acompanhamento em tempo real da contribuição individual de alunos de cursos de computação no desenvolvimento de projetos de software acadêmicos hospedados no GitHub
Resumo
Ferramentas que fornecem informações a gerentes de projetos de software sobre a contribuição dos seus desenvolvedores têm ganhado destaque nos últimos anos. Todavia, poucas pesquisas têm focado na utilização de ferramentas que apresentem informações gerenciais a professores da área de computação, que tem a responsabilidade de realizar o acompanhamento dos projetos de software desenvolvidos por seus alunos, usualmente de forma manual. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de propor e avaliar a ferramenta Classwork, que apresenta aos professores de computação, de forma automatizada, informações sobre a contribuição individual dos seus alunos no desenvolvimento de projetos de software acadêmicos hospedados no GitHub.
Referências
Costa, D. A. (2013) Avaliação da contribuição de desenvolvedores para projetos de software usando mineração de repositórios de software e mineração de processos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Dearden, R. F. (Ed.). (2011) Theory and Practice in Education (RLE Edu K). Routledge.
Hassan, A. E. (2006) Mining software repositories to assist developers and support managers. In: 2006 22nd IEEE International Conference on Software Maintenance. IEEE, p. 339-342.
Joshi, A. et al. (2015) Likert scale: Explored and explained. British Journal of Applied Science & Technology, v. 7, n. 4, p. 396.
Lima, J. R. F. (2014) Uma abordagem de apoio à gerência de projetos de software para análise da contribuição de desenvolvedores. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado Em Sistemas E Computação) - Centro De Ciências Exatas E Da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (2017) Técnicas de Pesquisa. 8. Ed. São Paulo. Atlas.
Martins, A. I. et al. (2015) European portuguese validation of the system usability scale (SUS). Procedia Computer Science, v. 67, p. 293-300.
Meirelles, P. R. M. (2013) Monitoramento de métricas de código-fonte em projetos de software livre. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Pressman, R. S. (2005) Software engineering: a practitioner's approach. Palgrave macmillan.
Silva, H. A. P. (2019) SPM: Uma Ferramenta para Gerenciamento de Projetos do GitHub Baseada em Técnicas de Mineração de Repositório de Software. (Trabalho de Conclusão de Curso) Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Silva, L. M. (2017) PerfMiner Visualizer: uma ferramenta para análise da evolução do atributo de qualidade de desempenho em sistemas de software. Dissertação de Mestrado. Brasil.
Sommerville, I. (2003) Engenharia de Software. Person Addicon Wesley. São Paulo.
Sutherland, J., Schwaber, K. (2013) The scrum guide. The definitive guide to scrum: The rules of the game. Scrum. org, v. 268.
Treude, C., Storey, M. (2010) Awareness 2.0: staying aware of projects, developers and tasks using dashboards and feeds. In: Proceedings of the 32nd ACM/IEEE International Conference on Software Engineering-Volume 1. p. 365-374.
Vasilescu, B. et al. (2015) Quality and productivity outcomes relating to continuous integration in GitHub. In: Proceedings of the 2015 10th Joint Meeting on Foundations of Software Engineering. p. 805-816.
Wang, S., Lo, D; Jiang, L. (2013) An empirical study on developer interactions in stackoverflow. In: Proceedings of the 28th Annual ACM Symposium on Applied Computing. p. 1019-1024.
Wieringa, R. J. (2014) Design science methodology for information systems and software engineering. Dordrecht: Springer.
Zhang, T., Lee, B. (2013) A hybrid bug triage algorithm for developer recommendation. In: Proceedings of the 28th annual ACM symposium on applied computing. p. 1088-1094.
Zhao, Y. et al. (2017) The impact of continuous integration on other software development practices: a large-scale empirical study. In: 2017 32nd IEEE/ACM International Conference on Automated Software Engineering (ASE). IEEE. p. 60-71.