Um benchmark de ferramentas de programação em blocos que podem ser utilizadas nas salas de aula do Ensino Médio

  • Ana Paula Juliana Perin Universidade Federal do Paraná
  • Deivid Eive Silva Universidade Federal do Paraná
  • Natasha Malveira C. Valentim Universidade Federal do Paraná

Resumo


Devido a complexidade de ensinar programação para estudantes novatos, a programação em blocos surgiu com uma abordagem mais atrativa, intuitiva e visual. Este artigo apresenta um benchmark que objetivou identificar e comparar características de ferramentas de programação em blocos utilizadas no Ensino Médio por meio de uma busca manual. Neste benchmark as características analisadas foram: disciplinas em que podem ser utilizadas, plataformas e sistemas operacionais que elas funcionam e tecnologias emergentes que podem ser aliadas à programação em blocos, entre outras. Por fim, 58 ferramentas foram analisadas e podem auxiliar professores do Ensino Médio na escolha da ferramenta mais adequada para o seu contexto de uso.

Palavras-chave: benchmark, ferramentas de programação em blocos

Referências

Anand, G. and Kodali, R. (2008). Benchmarking the benchmarking models. Benchmarking: An international journal.

Begosso, L. C., Begosso, L. R., and Christ, N. A. (2020). An analysis of block-based programming environments for cs1. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–5. IEEE.

Burnett, M. M. and McIntyre, D. W. (1995). Visual programming. COMPUTER-LOS -, 28:14–14.

Durak, H. Y. (2020). The effects of using different tools in programming teaching of secondary school students on engagement, computational thinking and reflective thinking skills for problem solving. Technology, Knowledge and Learning, 25(1):179–195.

Fronza, I., Corral, L., and Pahl, C. (2019). Combining Block-Based Programming and Hardware Prototyping to Foster Computational Thinking. In Proceedings of the 20th Annual SIG Conference on Information Technology Education, SIGITE ’19, pages 55–60, Tacoma, WA, USA. Association for Computing Machinery

Guggemos, J., Seufert, S., and Roman-Gonzalez, M. (2019). Measuring computational thinking-adapting a performance test and a self-assessment instrument for German speaking countries. In Proceedings of the 16th International Conference Cognition and Exploratory Learning in the Digital Age, pages 183–191. ERIC

Hutchins, N., Biswas, G., Maroti, M., Ledeczi, , Grover, S., Wolf, R., Blair, K., Chin, D., Conlin, L., Basu, S., and McElhaney, K. (2020). C2stem: a system for synergistic learning of physics and computational thinking. Journal of Science Education and Technology, 29(1):83–100.

Jocius, R., Joshi, D., Dong, Y., Robinson, R., Catete, V., Barnes, T., Albert, J., Andrews, A., and Lytle, N. (2020). Code, Connect, Create: The 3C Professional Development Model to Support Computational Thinking Infusion. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’20, pages 971–977, Portland, OR, USA. Association for Computing Machinery

Kist, T., Diverio, T. A., de Lima, J. V., and Tollens, L. (2002). Benchmark de ambientes de gerenciamento de cursos a distância. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1, pages 474–483.

Mørch, A. I., Litherland, K. T., and Andersen, R. (2019). End-User Development Goes to School: Collaborative Learning with Makerspaces in Subject Areas. In Malizia, A., Valtolina, S., Morch, A., Serrano, A., and Stratton, A., editors, End-User Development, Lecture Notes in Computer Science, pages 200–208, Cham. Springer International Publishing.

Orlando, S., Gaudioso, E., and De La Paz, F. (2020). Supporting teachers to monitor student’s learning progress in an educational environment with robotics activities. IEEE Access, 8:48620–48631

Papadakis, S. and Orfanakis, V. (2018). Comparing novice programing environments for use in secondary education: App inventor for android vs. alice. International Journal of Technology Enhanced Learning, 10(1-2):44–72.

PISA (2015). Brasil no pisa 2015: Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. Disponível em: <https://bit.ly/2DotVQ0>. Acessado em 30 jul. 2020.

PISA (2018). Relatório Brasil no pisa 2018, versão preliminar. Disponível em: <https://bit.ly/2ExT3Eh>. Acesso em 02 fev. 2021.

SAEB (2017). Relatório Saeb 2017. Disponível em: <https://bit.ly/30cgafW>. Acesso em 02 fev. 2021.

Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., da Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P., Scaico, A., et al. (2013). Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):92.

Souza, M. V. R. d. and Franca, A. C. C. (2013). Um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem de programação no curso de análise e desenvolvimento de sistemas na Fafica–faculdade de filosofia, ciências e letras de caruaru-pe. Revista da Escola Regional de Informatica , 2(2):19–27.

Souza Rios, L. K. d., Junior, A. d. O. C., Lima, J. P. F., Guedes, E. B., et al. (2019). Uma análise comparativa entre ambientes de programação em blocos para a interação com o arduino. Anais do Simposio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais.

Vinayakumar, R., Soman, K., and Menon, P. (2018). Fractal geometry: Enhancing computational thinking with mit scratch. In 2018 9th International Conference on Computing, Communication and Networking Technologies (ICCCNT), pages 1–6. IEEE.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Yett, B., Hutchins, N., Stein, G., Zare, H., Snyder, C., Biswas, G., Metelko, M., and Ledeczi, (2020). A Hands-On Cybersecurity Curriculum Using a Robotics Platform. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE 20, pages 1040–1046, Portland, OR, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PERIN, Ana Paula Juliana; SILVA, Deivid Eive; VALENTIM, Natasha Malveira C.. Um benchmark de ferramentas de programação em blocos que podem ser utilizadas nas salas de aula do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1162-1173. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217765.