Computação Plugada Ordenação: Um Aplicativo para Ensinar sobre Algoritmos de Ordenação na Educação Básica

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o aplicativo "Computação Plugada Ordenação", um aplicativo Android desenvolvido com o intuito de ensinar conceitos básicos da computação relacionados a algoritmos de ordenação para crianças com 8 anos ou mais e jovens. A versão atual é baseada na atividade de algoritmos de ordenação do livro de computação desplugada de Tim Bell e outros autores e explora os algoritmos Quicksort e Insertion Sort. Para avaliar o primeiro protótipo foram disponibilizados questionários online para professores e licenciados das áreas de computação e educação e também foi disponibilizado um questionário online para possíveis usuários. Foi observada uma boa aceitação nessa primeira avaliação. Algumas sugestões de melhoria dadas se referiam às cores etamanho das letras utilizadas.

Palavras-chave: Educação em Computação, Pensamento Computacional, Objetos de Aprendizagem

Referências

Battistella, P. E.; Wangenheim, A. von; Wangenheim, C. G. von (2012) "SORTIA - Um Jogo para Ensino de Algoritmo de Ordenação: Estudo de caso na Disciplina de Estrutura de Dados", Anais do 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), ISSN 2316-6533.

Bell, T.; Witten, I. H.; Fellows, M.; Adams, R.; McKenzie, J. (2011) "Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador". Computer Science Unplugged ORG. Disponível em: [link].

Base Nacional Comum Curricular, BNCC: Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jun. 2021.

Computação Plugada. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 abr. 2021.

Cormen, T. H.; Leiserson, C. E.; Rivest, R. L.; Stein, C. (2012). Algoritmos - Teoria e Prática. 3a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Delfino, A. R. M.; Rebouças, N. P.; Meireles, A. M. R. (2016) "Ferramenta Computational De Ensino-aprendizagem De Algoritmos De Pesquisa E Ordenação", In: Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), 12., 2016, Quixadá. Anais... Quixadá: Centro Universitário Católica de Quixadá, 2016. ISSN: 2446-6042. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 abr. 2021.

Eisenman, B. (2015) "Learning React Native". O'Reilly Media, Inc. ISBN: 9781491929001.

Gomes Neto, I. P. (2019) "O aplicativo Computação Plugada Kids". Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto-PB.

Google Forms. Free Online Surveys for Personal Use. Disponível em: <https://www.google.com/forms/about/>. Acesso em 27 jun. 2021.

Johansson, K. M.; Flor, D. E. (2018) "Kloss: Ferramenta Gráfica Para O Ensino De Algoritmos De Ordenação Kloss: Graphical Tool For Teaching Pf Sorting Algorithms". Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão. Paranaguá, PR, v.3, n.4, dezembro de 2018.

Lima, Á. C.; Sousa, D. F. (2015) "Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Algoritmo na Educação Básica". II CONEDU Congresso Nacional de Educação.

Nunes, I. de Freitas; Parreira Júnior, P. A. (2015) "RPG4Sorting - Um Jogo Educacional para Auxílio ao Ensino de Métodos de Ordenação". Anais do XXIII Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI).

Oliveira, M. B. (2019) "Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada". Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto-PB.

Oliveira, M. B.;, Dantas, A.; Gomes Neto, I. P. (2019) "Computação Plugada: Um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada". In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 493-502). Porto Alegre: SBC.

Oliveira, C. L. V. (2020) "JavaScript descomplicado : programação para a Web, IOT e dispositivos móveis" / Cláudio Luís Vieira Oliveira, Humberto Augusto Piovesana Zanetti. – São Paulo : Érica. 216 p.

Oliveira, Matheus Barbosa de; Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza (2021). Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. , [S.l.], v. 29, p. 798-826, ago. 2021. ISSN 2317-6121. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 set. 2021.

Organização Figma. Uma plataforma de design para escala. Disponível em: <https://www.figma.com/organization/>. Acesso em: 23 abr. 2021.

React Native. Aprenda uma vez, escreva em qualquer lugar. Disponível em: <https://reactnative.dev/>. Acesso em: 18 abr. 2021.

Souza, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli (2017). Abordagem quanti- qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44.

UNICAMP . Computação Desplugada. Disponível em: <http://desplugada.ime.unicamp.br/>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Veras, R. M.; Araujo, F. H.; Silva, R. R.; de Paula Jr, I. C. (2010) "Ferramenta Computacional para o Ensino de Algoritmos de Ordenação". In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2010.

Wangenheim, C. G. von; Araújo, G.; de Medeiros, S.; Missfeldt Filho, R.; Petri, G.; da Cruz Pinheiro, F.; & Hauck, J. C. (2019) "Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica". Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE. RBIE V.27, N.3 – 2019 (ISSN online: 2317-6121; print: 1414-5685).

Werlich, C.; Torrá, L. F.; Crema, C.; Gasparini, I.; Kemczinski, A. (2019). Objetos de Aprendizagem Plugados e Desplugados: um estudo de caso com ordenação alfabética. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019. p. 49-58.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Reinaldo da Veiga; DANTAS REBOUÇAS, Ayla. Computação Plugada Ordenação: Um Aplicativo para Ensinar sobre Algoritmos de Ordenação na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1174-1185. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218143.