Seleção de assistentes para a disciplina de programação OO: um estudo de caso sobre os dados da experiência anterior do monitor

  • Samara S. S. Sampaio Universidade Federal de Campina Grande
  • Lívia M. R. Sampaio Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Gaudencio Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


Os alunos assistentes em cursos, especialmente de programação, realizam uma função importante de apoio pedagógico. Estes monitores atuam especialmente na criação de feedback somativo e formativo para os estudantese são selecionados por diferentes aspectos, como experiências prévias no curso e na disciplina. Neste trabalho avaliamos, em um estudo de caso, os dados sobre a monitoria: experiências prévias e resultados dos feedbacks dado por esses assistentes. Encontramos que, as diferentes experiências prévias dos alunos não afetaram o feedback somativo que é gerado, e impactaram pouco o feedback formativo dos alunos que já realizaram assistência anteriormente.

Palavras-chave: Alunos Assistentes, Programação Orientada a Objeto, feedback, experiência

Referências

Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., da Silva Cerqueira, C. S., and Pereira, C. P. (2021). A experiência da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva dos monitores. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 183–192. SBC.

Gomes, A. d. J. (2010). Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução. PhD thesis.

Hattie, J. and Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of educational research, 77(1):81–112.

Mirza, D., Conrad, P. T., Lloyd, C., Matni, Z., and Gatin, A. (2019). Undergraduate teaching assistants in computer science: a systematic literature review. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research, pages 31–40.

Santos, L. and Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como fator estruturante. O ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicação, pages 503– 539.

Silva, L. (2021). Avaliação da efetividade das atividades de monitoria no componente curricular de introdução à programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 258–267. SBC.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SAMPAIO, Samara S. S.; SAMPAIO, Lívia M. R.; GAUDENCIO, Matheus. Seleção de assistentes para a disciplina de programação OO: um estudo de caso sobre os dados da experiência anterior do monitor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1221-1231. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218405.