Seleção de assistentes para a disciplina de programação OO: um estudo de caso sobre os dados da experiência anterior do monitor
Resumo
Os alunos assistentes em cursos, especialmente de programação, realizam uma função importante de apoio pedagógico. Estes monitores atuam especialmente na criação de feedback somativo e formativo para os estudantese são selecionados por diferentes aspectos, como experiências prévias no curso e na disciplina. Neste trabalho avaliamos, em um estudo de caso, os dados sobre a monitoria: experiências prévias e resultados dos feedbacks dado por esses assistentes. Encontramos que, as diferentes experiências prévias dos alunos não afetaram o feedback somativo que é gerado, e impactaram pouco o feedback formativo dos alunos que já realizaram assistência anteriormente.
Referências
Gomes, A. d. J. (2010). Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução. PhD thesis.
Hattie, J. and Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of educational research, 77(1):81–112.
Mirza, D., Conrad, P. T., Lloyd, C., Matni, Z., and Gatin, A. (2019). Undergraduate teaching assistants in computer science: a systematic literature review. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research, pages 31–40.
Santos, L. and Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como fator estruturante. O ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicação, pages 503– 539.
Silva, L. (2021). Avaliação da efetividade das atividades de monitoria no componente curricular de introdução à programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 258–267. SBC.