Metodologias de Ensino na Programação Paralela com Placas Gráficas: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
O ensino da programação paralela vêm sendo um desafio atual e crescente nas instituições de ensino, pois requer, além de uma infraestrutura própria que nem sempre está disponível, métodos e softwares diferenciados da programacão sequencial. E essa tarefa se mostra ainda mais desafiadora quando envolve o uso de placas gráficas. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de identificar metodologias que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da programação paralela com o uso de placas gráficas (GPGPU). Foram realizadas pesquisas em bases nacionais e internacionais que resultaram em 445 estudos retornados, sendo que destes, apenas 2 estudos foram selecionados nos critérios de inclusão.
Referências
Bachiega, N., de Souza, P. L., Bruschi, S., and Souza, S. (2017). Mapeamento sistemático do ensino teórico e prático de programação paralela. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 6, pág. 1089.
Bachiega, N., de Souza, P. S. L., Bruschi, S. M., and Souza, S. d. R. S. (2018). Um panorama do ensino de programação paralela e distribuída em universidades brasileiras. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pág. 480–489.
Beecham, S., Baddoo, N., Hall, T., Robinson, H., and Sharp, H. (2008). Motivation in software engineering: A systematic literature review. Information and Software Technology, 50(9-10):860–878.
Chen, J., Shen, L., Yin, J., and Zhang, C. (2018). Parallel programming course development based on parallel computational thinking. In Proceedings of ACM Turing Celebration Conference-China, pages 103–109.
Chitra, P. and Ghafoor, S. K. (2019). Activity based approach for teaching parallel computing: An indian experience. In 2019 IEEE International Parallel and Distributed Processing Symposium Workshops (IPDPSW), pages 290–295.
Fenwick, G. and Norris, C. (2020). Gpgpu programming for cs undergraduates: Which one is superman? In Proceedings of the 2020 ACM Southeast Conference, pages 2–9.
Galvão, M. C. B., and Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, 6(1):57–73.
Pereira, E. F. O., Melo, W. S., Araújo, J. de S., Oliveira S. R. B., et al. (2019). Revisão sistemática da literatura na computação forense: Um estudo de caso aplicado na recuperação de dados em mídias digitais. In 16th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management.
Saeed, I. A. (2020). Why cs departments should consider offering cuda as a standalone course. Journal of Computing Sciences in Colleges, 36(4):51–58.
Silva, S.M., Matos, G. S., Araújo, F. P. O., and de Araújo, J. S. (2020). O uso de realidade aumentada aplicada às disciplinas de ciências exatas no ensino médio brasileiro: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pág. 429–438. SBC.
Zorzo, A., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araújo, R., Correia, R., and Martis, S. (2017). Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).