Tradução e validação de um inventário de conceitos sobre programação introdutória
Resumo
Um inventário de conceitos (IC) é um conjunto de questões de múltipla escolha ou discursivas com intuito de medir o conhecimento dos alunos em determinado tópico ou assunto. Visto que, no português brasileiro, não existe nenhum IC criado no tópico de programação introdutória, o objetivo principal desse trabalho visa traduzir e validar um inventário de conceitos independente de linguagem de programação. Como resultado, obtivemos um Alfa de Cronbach elevado, porém baixas correlações com as notas dos alunos.
Referências
Alves, A., Carvalho, L. S. G., Oliveira, E., and Fernandes, D. (2019). Análise comportamental em juízes online para predição do desempenho final de alunos em disciplinas de computação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileirode Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1906.
Araujo, A., Zordan Filho, D. L., Oliveira, E. H. T., Carvalho, L. S. G., Pereira, F. D.,and Oliveira, D. B. F. (2021). Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 123–131. SBC
Braz, A. C., Carvalho, L., Oliveira, E., Oliveira, D., Pereira, F., Bittencourt, R., and Santana, B. (2021). Validação e análise de um inventario de conceitos sobre programação introdutória. In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 27–28, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Caceffo, R., Frank-Bolton, P., Souza, R., and Azevedo, R. (2019). Identifying and validating java misconceptions toward a cs1 concept inventory. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education ,ITiCSE ’19, page 23–29, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Caceffo, R., Wolfman, S., Booth, K. S., and Azevedo, R. (2016). Developing a computer science concept inventory for introductory programming. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, pages 364–369.
Cortina, J. M. (1993). What is coefficient alpha? an examination of theory and applications. Journal of applied psychology, 78(1):98
Costa, T. L., de Oliveira, E. H. T., Passito, A., de Souza Pinto, M. A., de Carvalho, L.S. G., de Oliveira, D. B. F., and Pereira, F. D. (2021). Material didático interativo para a disciplina de introdução à programação de computadores. In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 41–42. SBC.
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. sage.
Fonseca, S., Oliveira, E., Pereira, F., Fernandes, D., and Carvalho, L. S. G. (2019). Adaptação de um método preditivo para inferir o desempenho de alunos de programação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informáticana Educação-SBIE), volume 30, page 1651.
Fonseca, S. C., Pereira, F. D., Oliveira, E. H., Oliveira, D. B., Carvalho, L. S., and Cristea,A. I. (2020). Automatic subject-based contextualisation of programming assignment lists. EDM.
Freitas Júnior, H. B., Pereira, F. D., Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. B. F., and Carvalho,L. S. G. (2020). Recomendação automática de problemas em juízes online usando processamento de linguagem natural e análise dirigida aos dados. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161. SBC.
Guimarães, P. R. B. (2008). Métodos quantitativos estatísticos.
Hambleton, R. K., Shavelson, R. J., Webb, N. M., Swaminathan, H., and Rogers, H. J.(1991). Fundamentals of item response theory, volume 2. Sage.
Hestenes, D., Wells, M., and Swackhamer, G. (1992). Force concept inventory. Thephysics teacher, 30(3):141–158.
Lewis, C. (1982). Using the "thinking-aloud" method in cognitive interface design. IBMTJ Watson Research Center Yorktown Heights, NY.
Lima, M., Carvalho, L. S. G., de Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. B. F., and Pereira, F. D.(2020). Classificação de dificuldade de questões de programação com base em métricas de código. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages1323–1332. SBC.
Lima Lima, M. A. P., Carvalho, L. S. G., de Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. B. F., and Pereira, F. D. (2021). Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 113–122. SBC.
Lister, R., Adams, E. S., Fitzgerald, S., Fone, W., Hamer, J., Lindholm, M., McCartney,R., Moström, J. E., Sanders, K., and Seppälä, O. (2004). A multi-national study ofreading and tracing skills in novice programmers. ACM SIGCSE Bulletin, 36(4):119–150.
Lord, F. M. (1952). The relation of the reliability of multiple-choice tests to the distribution of item difficulties. Psychometrika, 17(2):181–194
Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L.,Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., and Szabo, C. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 55–106.
McCracken, M., Almstrum, V., Diaz, D., Guzdial, M., Hagan, D., Kolikant, Y. B.-D.,Laxer, C., Thomas, L., Utting, I., and Wilusz, T. (2001). A multi-national, multi-institutional study of assessment of programming skills of first-year cs students. In Working group reports from ITiCSE on Innovation and technology in computer science education, pages 125–180
Mühling, A., Ruf, A., and Hubwieser, P. (2015). Design and first results of a psychometrictest for measuring basic programming abilities. In Proceedings of the workshop in primary and secondary computing education, pages 2–10.
Parker, M. C., Guzdial, M., and Engleman, S. (2016). Replication, validation, and use of a language independent cs1 knowledge assessment. In Proceedings of the 2016 ACM conference on international computing education research, pages 93–101.
Pereira, F. D., Fonseca, S. C., Oliveira, E. H., Cristea, A. I., Bellhäuser, H., Rodrigues,L., Oliveira, D. B., Isotani, S., and Carvalho, L. S. (2021). Explaining individualand collective programming students’ behaviour by interpreting a black-box predictive model. IEEE Access
Pereira, F. D., Oliveira, E., Cristea, A., Fernandes, D., Silva, L., Aguiar, G., Alamri, A.,and Alshehri, M. (2019). Early dropout prediction for programming courses supported by online judges. In International Conference on Artificial Intelligence in Education, pages 67–72. Springer.
Pereira, F. D., Oliveira, E. H., Oliveira, D. B., Cristea, A. I., Carvalho, L. S., Fonseca,S. C., Toda, A., and Isotani, S. (2020a). Using learning analytics in the amazonas: understanding students’ behaviour in introductory programming. British Journal of Educational Technology.
Pereira, F. D., Souza, L. M., Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. B. F., and Carvalho, L.S. G. (2020b). Predição de desempenho em ambientes computacionais para turmas deprogramação: um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1673–1682. SBC.
Robins, A. V. (2019). Novice programmers and introductory programming. In The Cambridge Handbook of Computing Education Research, chapter 12, pages 327–376. Cambridge University Press, Cambridge.
Santos, I. L., Oliveira, D. B. F., Carvalho, L. S. G., Pereira, F. D., and Oliveira, E. H. T.(2020). Tempos de transição em estados de corretude e erro como indicadores de desempenho em juízes online. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informáticana Educação, pages 1283–1292. SBC
Tew, A. E. (2010). Assessing fundamental introductory computing concept knowledge in a language independent manner. PhD thesis, Georgia Institute of Technology
Tew, A. E. and Guzdial, M. (2011). The fcs1: a language independent assessment of cs1 knowledge. In Proceedings of the 42nd ACM technical symposium on Computer science education, pages 111–116
Tew, A. E., McCracken, W. M., and Guzdial, M. (2005). Impact of alternative introductory courses on programming concept understanding. In Proceedings of the first international workshop on Computing education research, pages 25–35.