Experiência sobre o uso de ferramentas de apoio à pesquisa experimental em uma disciplina de IHC
Resumo
O uso de ferramentas que apoiam a realização de pesquisa experimental permite que estudantes desenvolvam e exercitem conteúdos de maneira mais prática. Esse artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso de ferramentas como apoio às diferentes etapas de estudos propostos em uma disciplina remota de Interação Humano-Computador (IHC) Experimental. Treze estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) forneceram feedback sobre o uso de diferentes ferramentas ao final da disciplina. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Através destas análises foi possível entender que as ferramentas possibilitam que estudantes conheçam e tenham experiências práticas de pesquisa.
Referências
Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.
Diniz, L. M. F., Pereira, M. V., de Paula, L. J. D., and de Melo Silva, E. C. (2020). Aprendizado baseado em projetos em IHC (presencial e remoto): prototipação segundo as heurísticas de Nielsen. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 13–18. SBC.
Firmo, D., Gondim, H., and Falcão, T. (2014). Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 279–288. SBC.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Lazar, J., Feng, J. H., and Hochheiser, H. (2017). Research methods in Human-Computer Interaction. Morgan Kaufmann.
Pereira, R. (2013). IHC na especialização em Engenharia de Software: discussões sobre uma experiência prática. In WEIHC, pages 1–6.
Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da Sala de Aula Invertida. Educar em revista, pages 79–97.