Classificação automática de áudios de leituras de pseudopalavras para avaliação em larga escala de fluência da leitura de crianças em fase de alfabetização

  • Elias Cyrino de Assis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • André Luiz Vasconcelos Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristiano Nascimento Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jairo Francisco de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-0911-7980

Resumo


O teste de leitura de pseudopalavras é utilizado em diversas avaliações em larga escala que buscam avaliar a fluência em leitura de crianças em fase de alfabetização. Assim como os demais itens que ccompõem as avaliações de fluência, avaliar o teste de pseudopalavras é uma tarefa custosa, de onde surge o desenvolvimento de sistemas de ASR para automatizar o processo de avaliação. Neste trabalho é apresentada uma abordagem para avaliar automaticamente leituras de pseudopalavras utilizando um modelo auto-supervisionado pré-treinado. Três experimentos foram realizados com diferentes estratégias para cálculo das métricas de leitura. O desempenho das estratégias foi comparado com a avaliação do corretor humano.
Palavras-chave: ASR, avaliação de fluência em larga escala, leitura de pseudopalavras

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Publicado
16/11/2022
DE ASSIS, Elias Cyrino; FERREIRA, André Luiz Vasconcelos; SILVA, Cristiano Nascimento; DE SOUZA, Jairo Francisco. Classificação automática de áudios de leituras de pseudopalavras para avaliação em larga escala de fluência da leitura de crianças em fase de alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 27-38. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224701.