Definição de heurística para identificação automática da fluência em leitura de crianças em fase de alfabetização

  • Cristiano Nascimento Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • André Luiz Vasconcelos Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Elias Cyrino de Assis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jairo Francisco de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-0911-7980

Resumo


Avaliações formativas em larga escala fornecem dados para o planejamento e melhoria nos métodos de ensino e políticas na educação. Essas avaliações, contudo, são muito custosas, gerando demanda para automatização de avaliações para diferentes áreas de conhecimento e anos letivos. Este trabalho discute a avaliação automática em larga escala no processo de alfabetização e tem como objetivo apresentar uma abordagem heurística para minimizar o erro na identificação automática de palavras lidas por alunos em testes de fluência. Foram realizados experimentos com 6 experimentos em 1039 áudios com leituras em voz alta de crianças dos primeiros anos escolares, no qual o melhor experimento obteve uma acurácia de 95,77%.

Palavras-chave: Heurística, automática, fluência, alfabetização, leitura, crianças

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Publicado
16/11/2022
SILVA, Cristiano Nascimento; FERREIRA, André Luiz Vasconcelos; DE ASSIS, Elias Cyrino; DE SOUZA, Jairo Francisco. Definição de heurística para identificação automática da fluência em leitura de crianças em fase de alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 39-50. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224702.