ColEdu: um Aplicativo para Colaboração em Atividades Didáticas sobre Computação

Resumo


Ações de Extensão e um levantamento bibliográfico relacionados à inclusão da Computação na Base Nacional Comum Curricular nos permitiram identificar o seguinte problema enfrentado pelos professores do Ensino Básico: como encontrar atividades adequadas para ensino de computação considerando objetivos didáticos, e restrições formativas e orçamentárias de muitas escolas. Como um passo inicial para resolver esse problema, propomos o ColEdu: um aplicativo para permitir a colaboração entre professores sobre atividades didáticas com foco em Computação. Avaliamos o ColEdu seguindo (i) uma metodologia ágil de autoavaliação e (ii) por meio de questionário TAM respondido por professores do Ensino Básico. Os resultados da autoanálise indicam que o ColEdu atende quesitos modernos de usabilidade e experiência de usuário. O resultado do questionário TAM sugere que os professores têm uma percepção muito boa de utilidade e usabilidade do ColEdu.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental I, Brasil

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Publicado
16/11/2022
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SANTOS, Adriana Charpe P. dos; CAPELETTI, Igor Ferrazza; KREUTZ, Diego; DE MELLO, Aline Vieira; MANSILHA, Rodrigo Brandão. ColEdu: um Aplicativo para Colaboração em Atividades Didáticas sobre Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 51-62. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224719.