Modelos de Processos de Ensino e Aprendizagem de Inglês On-line: Uma Revisão da Literatura
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão da literatura cujo objetivo foi identificar modelos existentes de processos de ensino e aprendizagem de Inglês on-line que possam contribuir para atenuar as limitações da língua de estudantes do Ensino superior que encontram dificuldades para realizar cursos presenciais do idioma. Como resultados, foram encontrados 17 modelos finais, considerando o objetivo do curso associado às suas características. Observou-se que há predominantemente cursos com objetivo de desenvolver uma habilidade da língua e acerca das características, há principalmente cursos com interação e que usam apenas um Ambiente Virtual de Aprendizagem, sem combinação com outros recursos.
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de Inglês on-line, cursos on-line, Inglês no Ensino Superior
Referências
Amorim, G., Finardi, R. (2017) “Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro”, Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 22, n. 3, p. 614-632, Campinas.
Antunes, C. (2001) “Como transformar informações em conhecimento”, Petrópolis: Vozes.
Bittencourt, A. (2015) “Desafios contemporâneos no ensino de Inglês para adultos”, In: Entornos e contornos. São Paulo: Editora CNA.
Dias, C.; Escudero, M. D. (2019) “Organización retórica y autorreferencia en el resumen de linguística: un estudio constrativo inglés-espanõl”, Lenguaje, vol. 47(2).
Harmer, J. (2007) “The practice of English language teaching”, Cambridge, UK: Pearson.
Larré, J. (2014) “Câmera na mão! Argumentação e atividade social ‘elaborar documentários’ na sala de aula de língua inglesa”, Tese de Doutorado, Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
Machiavelli, J. (2021) “Princípios teórico-práticos para o desenho de cursos abertos massivos on-line (MOOCs) aplicados à formação docente continuada”, Tese de Doutorado, Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
Mooney, G. (2013) “Teories of childhood”, Redleaf Press, Second Edition.
Moore, M; Kearsley, G. (2008) “Educação a distância: uma visão integrada”, Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning.
Motteram, G. (org) (2013) “Innovations in learning for English language teaching”, British Council.
Petersen, K. et al (2008) “Systematic mapping studies in software engineering”, In: 12th International Conference on evaluation and assessment in software engineering.
Siqueira, A.; Cavalcante, P.; Aquino, K. (2021) “Mapa conceitual: um instrumento para a promoção da aprendizagem significativa no ensino da Língua inglesa”, Revista Currículo e Docência, vol. 3, n. 3.
Tedesco, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Antunes, C. (2001) “Como transformar informações em conhecimento”, Petrópolis: Vozes.
Bittencourt, A. (2015) “Desafios contemporâneos no ensino de Inglês para adultos”, In: Entornos e contornos. São Paulo: Editora CNA.
Dias, C.; Escudero, M. D. (2019) “Organización retórica y autorreferencia en el resumen de linguística: un estudio constrativo inglés-espanõl”, Lenguaje, vol. 47(2).
Harmer, J. (2007) “The practice of English language teaching”, Cambridge, UK: Pearson.
Larré, J. (2014) “Câmera na mão! Argumentação e atividade social ‘elaborar documentários’ na sala de aula de língua inglesa”, Tese de Doutorado, Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
Machiavelli, J. (2021) “Princípios teórico-práticos para o desenho de cursos abertos massivos on-line (MOOCs) aplicados à formação docente continuada”, Tese de Doutorado, Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
Mooney, G. (2013) “Teories of childhood”, Redleaf Press, Second Edition.
Moore, M; Kearsley, G. (2008) “Educação a distância: uma visão integrada”, Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning.
Motteram, G. (org) (2013) “Innovations in learning for English language teaching”, British Council.
Petersen, K. et al (2008) “Systematic mapping studies in software engineering”, In: 12th International Conference on evaluation and assessment in software engineering.
Siqueira, A.; Cavalcante, P.; Aquino, K. (2021) “Mapa conceitual: um instrumento para a promoção da aprendizagem significativa no ensino da Língua inglesa”, Revista Currículo e Docência, vol. 3, n. 3.
Tedesco, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
LAGE, Paula Basto Levay; CAVALCANTE, Patrícia Smith.
Modelos de Processos de Ensino e Aprendizagem de Inglês On-line: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 63-73.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224749.