Desenvolvimento das competências de Computação dispostas na BNCC a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas com alunos do ensino fundamental

Resumo


Este artigo mostra como diferentes ferramentas tecnológicas foram utilizadas, em três projetos interdisciplinares, para trabalhar competências e habilidades do currículo de Computação, acrescidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é contribuir com professores e gestores que se perguntam: como trabalhar essas novas competências tecnológicas na unidade escolar? Os projetos foram elaborados em aulas construtivistas, por meio da Metodologia da Problematização e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), e resultaram em produtos que envolveram a robótica e a construção de aplicativos para dispositivos móveis, cujos alunos participantes foram premiados em feiras de ciências e tecnologia.

Palavras-chave: Competências da Computação, BNCC, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia da Problematização

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Publicado
16/11/2022
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SCHEFFEL, Erica J. S.; MOTTA, Claudia L. R.. Desenvolvimento das competências de Computação dispostas na BNCC a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas com alunos do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 85-94. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224777.