Tecnologias de Interface de Voz Aplicadas no Desenvolvimento de Software para Ensino de Língua Inglesa

  • Thiago Alexsander da Costa Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Denize Ricardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • André Luiz Satoshi Kawamoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


A língua inglesa tem grande importância na atualidade, inclusive na área de Computação, onde os termos em inglês são utilizados como jargões, nomeiam dispositivos e componentes do computador, entre outras coisas. Apesar disso, boa parte da população brasileira, incluindo os profissionais da Computação, não tem conhecimento da língua inglesa. Existem aplicativos voltados ao ensino de um segundo idioma, porém focados principalmente em gramática e listening, desconsiderando um aspecto muito importante: a pronúncia. O presente trabalho apresenta uma ferramenta baseada em tecnologias para interfaces de voz que auxilia aprendizes na retenção de vocabulário e pronúncia correta de termos técnicos da Computação.

Palavras-chave: Tecnologia de Interface de Voz, Aquisição de Segunda Língua, Repetição Espaçada, Aplicativo Móvel

Referências

Assis, A. B. G. d. (2007). Adaptações fonológicas na pronúncia de estrangeirismos do inglês por falantes de português brasileiro. Master’s thesis, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Atkinson, R. C. (1972). Optimizing the learning of a second-language vocabulary. Journal of experimental psychology, 96(1):124.

Baturay, M., Yıldırım, S., and Daloğlu, A. (2009). Effects of web-based spaced repetition on vocabulary retention of foreign language learners. Eurasian Journal of Educational Research (EJER).

Bloom, K. C. and Shuell, T. J. (1981). Effects of massed and distributed practice on the learning and retention of second-language vocabulary. The Journal of Educational Research, 74(4):245–248.

Chukharev-Hudilainen, E. and Klepikova, T. A. (2016). The effectiveness of computer-based spaced repetition in foreign language vocabulary instruction: A double-blind study. calico journal, 33(3):334.

Ebbinghaus, H. (2013). Memory: A contribution to experimental psychology. Annals of neurosciences, 20(4):155.

Godwin-Jones, R. (2011). Mobile apps for language learning. Language Learning & Technology, 15(2):2–11.

Graddol, D. (2000). The future of English?: a guide to forecasting the popularity of the English language in the 21st century. The British Council.

Hincks, R. (2003). Speech technologies for pronunciation feedback and evaluation. ReCALL, 15(1):3–20.

Kang, S. H. (2016). Spaced repetition promotes efficient and effective learning: Policy implications for instruction. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 3(1):12–19.

Keder, D. (2009). Computer-assisted language learning using spaced repetition. PhD thesis, Masarykova univerzita, Fakulta informatiky.

Leitner, S. (1995). So lernt man lernen: angewandte Lernpsychologie–ein Weg zum Erfolg. Herder.

Lindsey, R. V., Shroyer, J. D., Pashler, H., and Mozer, M. C. (2014). Improving students’ long-term knowledge retention through personalized review. Psychological science, 25(3):639–647.

Metzler-Baddeley, C. and Baddeley, R. J. (2009). Does adaptive training work? Applied Cognitive Psychology: The Official Journal of the Society for Applied Research in Memory and Cognition, 23(2):254–266.

Natal, André, S., Shires, G., and Jägenstedt, P. (2020). Web speech api. https://wicg.github.io/speech-api/. Accessed: June, 22, 2022.

Neri, A., Cucchiarini, C., and Strik, H. (2003). Automatic speech recognition for second language learning: how and why it actually works. In Proc. ICPhS, pages 1157–1160.

Tabibian, B., Upadhyay, U., De, A., Zarezade, A., Schölkopf, B., and Gomez-Rodriguez, M. (2019). Enhancing human learning via spaced repetition optimization. Proceedings of the National Academy of Sciences, 116(10):3988–3993.

Wallace, L. (2016). Using google web speech as a springboard for identifying personal pronunciation problems. In Proceedings of the 7th Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference, ISSN, pages 2380–9566.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Thiago Alexsander da Costa; RICARDI, Denize; KAWAMOTO, André Luiz Satoshi. Tecnologias de Interface de Voz Aplicadas no Desenvolvimento de Software para Ensino de Língua Inglesa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 105-115. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224800.