Ensino de Programação Remoto com Dojo de Programação Usando Método Randori

  • Andreina Maria Mendes da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Anderson Luis Bento Soares Universidade Federal do Ceará
  • Erick Correia Silva Universidade Federal do Ceará
  • Brena Rodrigues Machado Universidade Federal do Ceará
  • Carla Ilane Moreira Bezerra Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-5879-5067

Resumo


Este artigo descreve um relato de experiência na aplicação do método Dojo de Programação de forma remota, no ensino de conceitos de Fundamentos de Programação (FUP) e Programação Orientada a Objetos (POO). A ação foi desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) durante dois semestres, e teve como principal objetivo auxiliar estudantes do primeiro ano de graduação, de cursos de TI, no desenvolvimento de sua base de conhecimento em programação. Baseado na avaliação da atividade, notou-se o bom aproveitamento do conteúdo por parte dos participantes e a necessidade de um maior contato entre os alunos e os mediadores durante a resolução das atividades apresentadas.
Palavras-chave: Dojo de programação, Aprendizado Colaborativo, Ensino de Programação de Computadores, Programação

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Publicado
16/11/2022
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SILVA, Andreina Maria Mendes da; SOARES, Anderson Luis Bento; SILVA, Erick Correia; MACHADO, Brena Rodrigues; BEZERRA, Carla Ilane Moreira. Ensino de Programação Remoto com Dojo de Programação Usando Método Randori. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 128-138. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224820.