Ensino de Programação Remoto com Dojo de Programação Usando Método Randori
Resumo
Este artigo descreve um relato de experiência na aplicação do método Dojo de Programação de forma remota, no ensino de conceitos de Fundamentos de Programação (FUP) e Programação Orientada a Objetos (POO). A ação foi desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) durante dois semestres, e teve como principal objetivo auxiliar estudantes do primeiro ano de graduação, de cursos de TI, no desenvolvimento de sua base de conhecimento em programação. Baseado na avaliação da atividade, notou-se o bom aproveitamento do conteúdo por parte dos participantes e a necessidade de um maior contato entre os alunos e os mediadores durante a resolução das atividades apresentadas.
Palavras-chave:
Dojo de programação, Aprendizado Colaborativo, Ensino de Programação de Computadores, Programação
Referências
Alves, C., Santos, J. M., and Abdalla, D. (2021). Estratégias pedagógicas no ensino de programação para mulheres. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 290–294, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Alves, G., Rebouças, A., and Scaico, P. (2019a). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 276–290.
Alves, G., Rebouças, A., and Scaico, P. (2019b). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programaçãoo: Um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 276–290, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Arimoto, M. and Oliveira, W. (2019). Dificuldades no processo de aprendizagem de programação de computadores: um survey com estudantes de cursos da área de computação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 244–254.
Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC
Carmo, D. H. and Braganholo, V. (2012). Um estudo sobre o uso didático de dojos de programação. In XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–10.
Da Silva Garcia, F. W., Da Costa Carvalho, E., and Bezerra Oliveira, S. R. (2021). Use of active methodologies for the development of a teaching plan for the algorithms subject. In 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9.
de Oliveira, C. M. C., Canedo, E. D., Faria, H., Amaral, L. H. V., and Bonifácio, R. (2018). Improving student’s learning and cooperation skills using coding dojos (in the wild!). In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
INEP (2016). Sinopse estatística da educação superior 2015. Technical report, INEP.
INEP (2022). Sinopse estatística da educação superior 2020. Technical report, INEP.
Moreira de Castro, R. M. and Siqueira, S. (2019). Metodologias, técnicas, ambientes e tecnologias alternativas utilizadas no ensino de algoritmos e programação no ensino superior no brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 228.
Scherer, A. and Mór, F. (2020). Uso da técnica coding dojo em aulas de programação de computadores. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 6–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, G., Santos, G., and Rissoli, V. (2020). A importância da linguagem nativa para a aprendizagem significativa em lógica de programaço. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçãao, pages 1803–1812, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Souza, D. M., da Silva Batista, M. H., and Barbosa, E. F. (2016). Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1):39.
Alves, G., Rebouças, A., and Scaico, P. (2019a). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 276–290.
Alves, G., Rebouças, A., and Scaico, P. (2019b). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programaçãoo: Um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 276–290, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Arimoto, M. and Oliveira, W. (2019). Dificuldades no processo de aprendizagem de programação de computadores: um survey com estudantes de cursos da área de computação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 244–254.
Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC
Carmo, D. H. and Braganholo, V. (2012). Um estudo sobre o uso didático de dojos de programação. In XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–10.
Da Silva Garcia, F. W., Da Costa Carvalho, E., and Bezerra Oliveira, S. R. (2021). Use of active methodologies for the development of a teaching plan for the algorithms subject. In 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9.
de Oliveira, C. M. C., Canedo, E. D., Faria, H., Amaral, L. H. V., and Bonifácio, R. (2018). Improving student’s learning and cooperation skills using coding dojos (in the wild!). In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
INEP (2016). Sinopse estatística da educação superior 2015. Technical report, INEP.
INEP (2022). Sinopse estatística da educação superior 2020. Technical report, INEP.
Moreira de Castro, R. M. and Siqueira, S. (2019). Metodologias, técnicas, ambientes e tecnologias alternativas utilizadas no ensino de algoritmos e programação no ensino superior no brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 228.
Scherer, A. and Mór, F. (2020). Uso da técnica coding dojo em aulas de programação de computadores. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 6–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, G., Santos, G., and Rissoli, V. (2020). A importância da linguagem nativa para a aprendizagem significativa em lógica de programaço. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçãao, pages 1803–1812, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Souza, D. M., da Silva Batista, M. H., and Barbosa, E. F. (2016). Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1):39.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
SILVA, Andreina Maria Mendes da; SOARES, Anderson Luis Bento; SILVA, Erick Correia; MACHADO, Brena Rodrigues; BEZERRA, Carla Ilane Moreira.
Ensino de Programação Remoto com Dojo de Programação Usando Método Randori. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 128-138.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224820.