O poder do foco na aprendizagem de programação

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi o de realizar uma Análise de Aprendizagem a partir de dados gerados por alunos de uma turma de Programação do curso de Engenharia da Computação do IFPB - Campus Campina Grande. Os autores definiram um conjunto de métricas a fim de caracterizar os dados, os quais foram extraídos da plataforma online The Huxley. Na sequência, as métricas foram correlacionadas com a nota final do aluno através do coeficiente de correlação de Spearman, e, após análise, os resultados apontaram que os alunos que se mantiveram focados em responder apenas uma questão por vez, sem alternâncias, alcançaram melhores resultados, independente do tempo investido para tal.

Palavras-chave: Análise de Aprendizagem, Disciplina de Programação, Curso Superior

Referências

Araújo, E. C. et al. (2013) “O papel do hábito de estudo no desempenho do aluno de programação”. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, nº 33. Maceió. Anais do evento. Editora SBC, p. 730-738.

Carvalho, L. S. G. et al. (2016) “Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação”. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, nº5. Uberlândia. Anais do Evento. Editora SBC, p. 140-149.

Castro, F. e Tedesco, P. (2020) “Promoting Reflection on Error in Higher Education Introductory Programming Courses”. In: Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE), v. 28, p.150-165.

Dawson, S. et al. (2019) “Increasing the Impact of Learning Analytics”. In: Proceedings of the 9th International Conference on Learning Analytics & Knowledge (LAK19). Association for Computing Machinery, p. 446–455.

Gaudencio, M. et al. (2013) “Eu Sei o que Vocês Fizeram (Agora e) na Aula Passada: oTSTView no Acompanhamento de Exercícios de Programação”. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, nº 2. Campinas. Anais do Evento. Editora SBC, p. 204-213.

Geiger, R. S. e Halfaker, A. (2013) “Using edit sessions to measure participation in wikipedia”. In: Proceedings of the 2013 conference on Computer supported cooperative work, CSCW ’13, p. 861–870.

Giraffa, M. e Mora, M. C. (2013) “Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno”. In: Conferencia Latinoamericana Sobre el Abandono en la Educación Superior, nº 3. Madrid. Dpto. de Publicaciones de la E.U.I.T. de Telecomunicación, p. 188-197.

Knobbout, J. e Stappen, E. (2020) “Where is the Learning in Learning Analytics? A Systematic Literature Review on the Operationalization of Learning-Related Constructs in the Evaluation of Learning Analytics Interventions”. In: IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 13, nº 3, p. 631-645.

Nistor, N. e Garcíac A. H. (2018) “What types of data are used in learning analytics? An overview of six cases”. In: Computers in Human Behavior, v. 89, p. 335-338.

Oliveira, J. C. et al. (2021) “Correlação entre habilidade de resolução de problemas e desempenho em disciplina introdutória de programação”. In: Artigos Resumidos -Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 32. Anais [...]. Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computação, p. 15-20.

Pereira, F. D. et al. (2017) “Predição de Zona de Aprendizagem de Alunos de Introdução à Programação em Ambientes de Correção Automática de Código”. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, nº 6. Recife. Anais do Evento. Editora SBC, p. 1507-1516.

Quadri, A. T.; Shukor, N. A. (2021) “The Benefits of Learning Analytics to Higher Education Institutions: A Scoping Review”. In International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 16, n. 23, p. 4–15.

Schumacher, C. e Ifenthaler, D. (2021) “Investigating prompts for supporting students' self-regulation – A remaining challenge for learning analytics approaches?”. In: The Internet and Higher Education, v. 49, p. 1-12.

Siemens, G. (2012) “Learning analytics: envisioning a research discipline and a domain of practice”. In: International Conference on Learning Analytics, nº 2. New York. Proceedings. ACM Digital Library, p. 4-8.

Sokout, H. et al. (2020) “Learning Analytics: Analyzing Various Aspects of Learners’ Performance in Blended Courses. The Case of Kabul Polytechnic University, Afghanistan”. In: International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 12, p. 168–190.

Ulfa, S. e Fatawi, I. (2021) “Predicting Factors that Influence Students’ Learning Outcomes Using Learning Analytics in Online Learning Environment”. In: International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 16, n. 1, p. 4–17.

Viberg O. et al. (2018) “The current landscape of learning analytics in higher education”. In: Computers in Human Behavior, v. 89, p. 98-110.
Publicado
16/11/2022
LEITE, Jackson P. S.; OLIVEIRA, Victor A. P.; SOUSA, Ianna M. S. F. de. O poder do foco na aprendizagem de programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 139-148. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224954.