XLogo ou Scratch: um comparativo entre os softwares para apoiar o ensino da Geometria Plana na Educação Básica

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a percepção de estudantes da Educação Básica durante o ensino de Geometria Plana, utilizando as ferramentas Xlogo e Scratch. Participaram do experimento quatro grupos de estudantes de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, totalizando 85 participantes. A pesquisa, classificada como quase-experimental com análise qualitativa, baseou-se na metodologia DBR. Como resultados evidenciou-se que os estudantes preferem utilizar o software Scratch devido à sua dinamicidade e ludicidade. Por outro lado, o software Xlogo mostrou-se mais eficiente por manter a concentração e a dedicação para realizar as atividades.

Palavras-chave: Xlogo, Scratch, Educação Básica, Geometria Plana

Referências

ALMEIDA, Felipe V. De; HAYASHI, Victor T.; ARAKAKI, Reginaldo (2021). A Revolução Intangível no Ensino da Computação. X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021). Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021). DOI: 10.5753/sbie.2021.218480.

BRACKMANN, Christian Puhlmann; CASALI, Ana; BARONE, Dante Augusto Couto; Hernández, Susana (2016). Pensamento Computacional: Panorama nas Américas. XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa.

KNEUBIL, Fabiana Botelho; PIETROCOLA, Maurício (2017). A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Science Teacher Training in an Information Society. Investigações em Ensino de Ciências – V22 (2), pp. 01-16, 2017.

Ministério da Educação e Cultura - MEC (2022). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link]. Julho, 2022.

NETO, João Coelho; MARCOMINI, Juliana Tais da Silva; Bueno, Lorena Gomes (2019). The Use of Digital Technologies in Teaching Contexts: Scratch, Logo, and Learning Objects. Res., Soc. Dev. 2019; 8(12):e078121574. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1574.

PAPERT, Seymour M. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

PAPERT, Seymour M. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo,Editora Brasiliense, 1985. Tradução e prefácio de José A. Valente, da Unicamp, SP.

ROCHA, Kátia Coelho da; BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo (2019). Programação em Scratch na Sala de Aula: investigações sobre a construção do conceito de ângulo.

VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.725.

SCHORR, Maria C. (2020). Pcomp-Model: desenvolvendo o pensamento computacional na educação básica para auxiliar na aprendizagem de algoritmos e programação do ensino superior. Tese de Doutorado. PPGIE; Programa de Pós Graduação em Informática na Educação.

SCRATCH (2022) . Disponível em: <https://scratch.mit.edu/>. Julho.

XLOGO, (2022). Disponível em: <https://xlogo.tuxfamily.org>. Julho.

WING, Jeannette. 2006. Computational thinking. Commun. ACM, 49. p.3335
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SCHORR, Maria C.; CALHEIRO, Kauan M.; DULLIUS, Maria M.; QUARTIERI, Marli T.; NEIDE, Italo G.. XLogo ou Scratch: um comparativo entre os softwares para apoiar o ensino da Geometria Plana na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 186-195. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225100.