XLogo ou Scratch: um comparativo entre os softwares para apoiar o ensino da Geometria Plana na Educação Básica

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a percepção de estudantes da Educação Básica durante o ensino de Geometria Plana, utilizando as ferramentas Xlogo e Scratch. Participaram do experimento quatro grupos de estudantes de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, totalizando 85 participantes. A pesquisa, classificada como quase-experimental com análise qualitativa, baseou-se na metodologia DBR. Como resultados evidenciou-se que os estudantes preferem utilizar o software Scratch devido à sua dinamicidade e ludicidade. Por outro lado, o software Xlogo mostrou-se mais eficiente por manter a concentração e a dedicação para realizar as atividades.

Palavras-chave: Xlogo, Scratch, Educação Básica, Geometria Plana

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Publicado
16/11/2022
SCHORR, Maria C.; CALHEIRO, Kauan M.; DULLIUS, Maria M.; QUARTIERI, Marli T.; NEIDE, Italo G.. XLogo ou Scratch: um comparativo entre os softwares para apoiar o ensino da Geometria Plana na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 186-195. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225100.