Uma arquitetura pedagógica para aprendizagem de paisagismo baseada em jogos digitais e pensamento computacional

Resumo


As Arquiteturas Pedagógicas (AP) preconizam o melhor aproveitamento do potencial das tecnologias digitais em processos de aprendizagem, pois se constituem em uma nova estratégia para se pensar abordagens pedagógicas em consonância com as tecnologias. Neste artigo, apresentamos uma AP para apoiar os estudantes de paisagismo na ambientação de jardins residenciais, a partir do reconhecimento das necessidades do usuário. Como parte da AP, concebemos um protótipo de jogo educacional intitulado “Construct Garden”, embasado nos pilares do Pensamento Computacional. Na arquitetura proposta enfatizamos a construção do conhecimento com base na cooperação e na reflexão.

Palavras-chave: Arquiteturas pedagógicas, jogos digitais, pensamento computacional, paisagismo

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Publicado
16/11/2022
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LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; SILVA, Francisco Xavier da; SILVA, Teresinha Letícia da; MENEZES, Crediné Silva de. Uma arquitetura pedagógica para aprendizagem de paisagismo baseada em jogos digitais e pensamento computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 196-207. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225105.