Passeio no parque: uma arquitetura pedagógica para promover o desenvolvimento da estrutura de seriação

Resumo


Uma Arquitetura Pedagógica (AP) integra uma abordagem pedagógica à componentes da tecnologia digital para conceber uma proposta educacional com o suporte teórico da epistemologia genética e pedagogia da pergunta. Este trabalho apresenta a elaboração de uma AP apoiada pelo jogo digital Passeio no Parque, que tem como objetivos: (i) identificar se sujeitos do estádio operatório dispõem de relações mentais fundamentais sobre seriação; (ii) promover o desenvolvimento da estrutura de seriação e; (iii) fomentar a mediação por pares e a cooperação. Para evidenciar a viabilidade da proposta, apresentamos um protótipo da arquitetura e do jogo desenvolvido.

Palavras-chave: Arquiteturas Pedagógicas, Jogos Digitais, Epistemologia Genética, Seriação

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Publicado
16/11/2022
PEREIRA, Andréa; LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; SILVA, Teresinha Letícia da; MENEZES, Crediné Silva de. Passeio no parque: uma arquitetura pedagógica para promover o desenvolvimento da estrutura de seriação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 220-231. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225118.