Proposta de integração curricular com Internet das Coisas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Resumo


As tecnologias digitais da Indústria 4.0 estão cada vez mais presentes na sociedade, demandando reflexões acerca dos processos formativos nas mais diversas áreas e níveis de ensino. Neste contexto, este artigo descreve uma proposta concebida por meio da abordagem Design Science Research, para integrar conceitos e tecnologias da Internet das Coisas (IoT) ao currículo de um curso técnico de nível médio em Agropecuária, utilizando um artefato tecnológico baseado em IoT como ferramenta didática. Em avaliação junto a professores do curso, foi demonstrado interesse na aplicação da proposta e grande potencial do artefato para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Indústria 4.0, Internet das Coisas

Referências

Fu, D., Chen, L. and Cheng, Z. (2021) ‘Integration of wearable smart devices and internet of things technology into public physical education’, Mobile Information Systems, 2021. doi: 10.1155/2021/6740987.

Guimarães, N. C. O. and Castaman, A. S. (2021) ‘Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: um debate possível?’, Dialogia, (37), p. e17298. doi: 10.5585/dialogia.n37.17298.

ITU (2012) ‘Recomendation ITU-T Y.2060 - Overview of Internet of Things’.

Lessa, E. T. F. (2021) 'Paradigmas Emergentes da Educação 4.0: um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília'.

Moreira, A. P. et al. (2020) ‘Abordagem didática para a popularização da Internet das Coisas na Educação Básica’, (Cbie), pp. 01–05. doi: 10.5753/cbie.sbie_estendido.2020.01.

Moreira, F. T. (2021) 'A Internet Das Coisas Em Contextos De Educação: Tecnologias, Potencialidades, Desafios E Mudanças De Paradigmas'. Universidade de Aveiro.

Moreira, F. T., Vairinhos, M. and Ramos, F. (2018) ‘Internet das Coisas em Educação: uma ferramenta para a aprendizagem de ciências’, Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, 2018-June, pp. 1–5.

Peffers, K. et al. (2007) ‘A design science research methodology for information systems research’, Journal of Management Information Systems, 24(3), pp. 45–77. doi: 10.2753/MIS0742-1222240302.

Pires, T. (2007) 'Educação Profissional: a necessária integração curricular'. Available at: [link].

Ramos, M. N. (2018) 'Concepção do Ensino Médio Integrado', Versão incorporada os aspectos do debate realizado no Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná dias 08 e 09 de maio de 2008. Available at: [link]. (Accessed: 2 September 2021).

Sethi, P. and Sarangi, S. R. (2017) ‘Internet of Things: Architectures, Protocols, and Applications’, Journal of Electrical and Computer Engineering, 2017. doi: 10.1155/2017/9324035.

Simon, H. A. (1969) 'The Sciences of the Artificial. Cambridge', MA: MIT Press.

Tortoriello, F. S. and Veronesi, I. (2021) ‘Internet of things to protect the environment: a technological transdisciplinary project to develop mathematics with ethical effects’, Soft Computing. Springer Berlin Heidelberg, 25(13), pp. 8159–8168. doi: 10.1007/s00500-021-05737-x

Vermulm, R. (2018) ‘Políticas para o Desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil’, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, p. 30.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Jackson da Cruz; GUEDES, Luiz Affonso. Proposta de integração curricular com Internet das Coisas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 244-254. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225171.