Um Método Baseado na Teoria da Resposta ao Item para Avaliação e Feedback Automático no Contexto do ENEM

Resumo


A avaliação dos conhecimentos é uma tarefa corriqueira no âmbito da educação, seja para avaliar o aprendizado ou selecionar candidatos em vestibulares. Os exames baseados em questões de múltipla escolha como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não oferecem ao estudante contribuições significativas para o entendimento de seu desempenho. Este estudo fornece, tanto para estudantes quanto para professores, um feedback formativo por meio da técnica de Teoria da Resposta ao Item (TRI). Neste artigo adotamos o banco de dados do ENEM para fornecer um feedback formativo fornecendo diretrizes para investigar as dificuldades dos alunos com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação automática, TRI, Feedback, ENEM

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Publicado
16/11/2022
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MONTEIRO, Edwin; BARRETO, Raimundo. Um Método Baseado na Teoria da Resposta ao Item para Avaliação e Feedback Automático no Contexto do ENEM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 255-266. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225182.