Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil
Resumo
Computação é fundamental na formação do cidadão do século XXI e, portanto, deve fazer parte dos currículos escolares. No Brasil as resoluções que instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já previam que o Conselho Nacional de Educação (CNE) elaboraria normas para o ensino de Computação na Educação Básica (EB), as quais foram aprovadas pelo CNE em fevereiro de 2022. Introduzir Computação nos currículos de todas as redes escolares do Brasil é um grande desafio. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de implantação das referidas normas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e discute aspectos relacionados às Diretrizes propostas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e de outros países. Espera-se que esta proposta possa auxiliar as redes de ensino de EB na efetiva integração da Computação em seus projetos pedagógicos.
Referências
BRASIL (2018). Base nacional comum curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em julho de 2022.
CSTA et al. (2022). K–12 computer science framework. https://k12cs.org/. Acessado em Julho de 2022.
Finnish National Agency for Education (2022). National core curriculum for basic education. [link]. Acessado em Julho de 2022.
Gov.UK (2022). National curriculum. [link]. Acessado em Julho de 2022.
Moraes, M. C. (1997). Informática educativa no brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, Nº 1.
Ribeiro, L. et al. (2019). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. Technical report, Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em [link]. Acessado em junho de 2022.
Seehorn, D. et al. (2017). K-12 computer science standards (revised 2017). Technical report, CSTA and others. Disponível em https://csteachers.org/page/standards. Acessado em julho de 2022.
Siqueira, I. C. P. et al. (2022). Normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (BNCC). Technical report, Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Básica. Disponível em [link]. Acessado em junho de 2022.
Valente, J. A. (2016). Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 864-897.