Aplicação de um Plano de Ensino para Disciplina de Algoritmos com Metodologias Ativas: Um Relato de Estudo de Caso Piloto
Resumo
A disciplina de algoritmos, nos cursos de Computação, representa a base para a formação de competências relacionadas com a programação de computadores. A aprendizagem das unidades de ensino na disciplina de algoritmos é considerada complexa, exigindo um maior esforço para aquisição de conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um estudo piloto que consistiu na aplicação de um plano de ensino para a disciplina de algoritmos que utiliza múltiplas abordagens ativas, e avaliar, a partir da percepção dos alunos, a aplicabilidade da proposta de intervenção apresentada neste trabalho. Os resultados foram considerados promissores e podem contribuir para pesquisas futuras ao fornecer um instrumento de apoio ao assunto algoritmos, bem como suas boas práticas de uso.
Referências
Bigolin, N., Silveira, S., Bertolini, C., Almeida, I., Geller, M., Parreira, F. e Macedo, R. (2020) “Metodologias Ativas de Aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados”, Research, Society and Development, 9(1).
Bigolin, N., Silveira, S., Bertolini, C., Almeida, I., Geller, M., Parreira, F. e Macedo, R. (2020) “Metodologias Ativas de Aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados”, Research, Society and Development, 9(1).
Dias Júnior, M. e Mercado, L. (2016) “The Importance of the Simulation Teaching Strategy for the Discipline of Algorithms”, In: 5º CIAIQ, pp. 85 – 94.
Drini, M. (2018) “Using new methodologies in teaching computer programming”, IEEE Integrated STEM Education Conference (ISEC), Princeton, NJ, pp. 120-124.
Fonseca, J. e Brito, C. (2021) “Perception of students in the technical course on systems development after experiences with the peer instruction teaching method”, Research, Society and Development, v. 10, n. 3.
Freire, L., Coutinho, J. Lima, V. e Lima, N. (2019) “Uma Proposta de Encontros de Tutoria Baseada em Metodologias Ativas para Disciplinas de Programação Introdutória”, In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 298).
Garcia, F., Carvalho, E. e Oliveira, S. (2021) “Use of active methodologies for the development of a teaching plan for the algorithms subject”, 51th Annual Frontiers in Education – FIE’21. Lincoln, Nebraska - USA.
Morais, C., Neto, F. e Osório, A. (2020) “Difficulties and challenges in the process of learning algorithms and programming in higher education: a systematic literature review”, Research, Society and Development, v. 9, n. 10.
Quaresma, J., Eliasquevici, M. e Oliveira, S. (2018) “Gamificação e Avaliação de um Framework de Ensino e Aprendizagem para a Disciplina Algoritmos: Um Estudo de Caso”, Conferência Internacional sobre Informática na Educação, V. 14, p. 60 - 69.
Ramos, V., Wazlawick, R., Galimberti, M., Freitas, M. e Mariani, A. (2015) “Comparison of the World Reality of Teaching Programming for Beginners with the National Reality: Systematic literature review on Brazilian events”, In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 318. Brasil.
Silva, G. (2017) “Flipped Classroom, aprendizagem colaborativa e Gamification: conceitos aplicados em um ambiente colaborativo para ensino de programação”, Master's thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
Sousa, R., Leite, F., Guimarães, Á O. e Oliveira. A. (2020) “Pre-Algorithms – Actions to Support the Improvement of Undergraduate Teaching”, Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 12625-12635.
Vasconcelos, A., Souza, G. A., Brainer, S., Soares, R., Barbosa, L. S. e Campos, P. S. (2019) “Teaching strategies through active methodologies”, Brazilian Journal of Development, 5(5), 3945-3952.
Vieira, C., De Lima Junior, J. e Vieira, P. P. (2015) “Difficulties in the process of learning algorithms: an analysis of the results in the AL1 subject of the Information Systems course at Faeterj–Campus Paracambi”, Cadernos UniFOA, 10(27), 5-15.