Enola: Jogo sério para ensino de SQL

Resumo


A disciplina de Banco de Dados está presente no currículo de cursos da área de Computação, porém, em comparação com outras disciplinas, possui poucas abordagens disponíveis para motivar o aluno através de jogos. Para aumentar o engajamento de alunos, foi desenvolvido um jogo sério que constrói narrativas randômicas a serem investigadas em um banco de dados utilizando consultas SQL. Como diferencial, a solução apresenta uma narrativa lúdica mas a atividade do aluno é feita em ambiente real. Este artefato é resultante de uma pesquisa que faz uso de Design Science Research com alunos e professores do ensino superior. Os resultados mostram alto interesse dos alunos.

Palavras-chave: SQL, banco de dados, jogos

Referências

Aftab, Z., Iqbal, W., Almustafa, K. M., Bukhari, F., and Abdullah, M. (2020). Automatic nosql to relational database transformation with dynamic schema mapping. Scientific programming, 2020.

Atal, R. and Sureka, A. (2015). Anukarna: A software engineering simulation game for teaching practical decision making in peer code review. In QuASoQ/WAWSE/CMCE@ APSEC, pages 63–70.

Bierman, G., Abadi, M., and Torgersen, M. (2014). Understanding typescript. In European Conference on Object-Oriented Programming, pages 257– 281. Springer.

bin Uzayr, S., Cloud, N., and Ambler, T. (2019). Knex and bookshelf. In JavaScript Frameworks for Modern Web Development, pages 377–426. Springer.

Ceccon, D. L. and Porto, J. B. (2020). Bcs: Jogos digitais no auxílio do desenvolvimento de crianças especiais com atraso na linguagem. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 522–531. SBC.

Connolly, T. M. and Begg, C. E. (2006). A constructivist-based approach to teaching database analysis and design. Journal of Information Systems Education, 17(1).

de Castro, R. M., Siqueira, S. W. M., and da Silva Monteiro, S. (2020). Didática da computação na perspectiva da aprendizagem ativa. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 31–40. SBC.

sing serious games in computer science education. In Proceedings of the 11th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, pages 83–88.

kinght lab (2019). Sql murder mystery - can you find out whodunnit?

Lima, T., Barradas Filho, A., Barros, A. K., Viana, D., Junior, J. B. B., and Rivero, L. (2020). Avaliando um jogo educacional para o ensino de inteligência artificial: qual metodologia para avaliação escolher? In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 66–70. SBC.

Miljanovic, M. A. and Bradbury, J. S. (2018). A review of serious games for programming. In Joint international conference on serious games, pages 204–216. Springer.

Prabhu, S. and Jaidka, S. (2019). Sql and pl-sql: Analysing teaching methods. In CITRENZ Conference (2019).

Ribeiro, P. B. and Santos, E. F. (2016). Ludosql: Jogo de apoio ao aprendizado de comandos básicos do sql. Caderno de Estudos Tecnológicos, 4(1).

Rojas, J. M. and Fraser, G. (2016). Code defenders: a mutation testing game. In 2016 IEEE Ninth International Conference on Software Testing, Verification and Validation Workshops (ICSTW), pages 162–167. IEEE.

Silva, J. C., Rodriguez, C., and da Rocha, R. V. (2019). Uma metodologia para aplicação de estratégias de gamificação na avaliação da aprendizagem de alunos. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1002.

Soflano, M. (2011). Modding in serious games: Teaching structured query language (sql) using neverwinter nights. In Serious Games and edutainment applications, pages 347–368. Springer.

Taipalus, T. and Perälä, P. (2019). What to expect and what to focus on in sql query teaching. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pages 198–203.

Yücel, Y. and Rızvanoglu, K. (2019). Battling gender stereotypes: A user study of a code-learning game, “code combat”, with middle school children. Computers in Human Behavior, 99:352–365.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
NEPOMUCENO, Jonas Gabriel Maia Bruno; DE SOUZA, Jairo Francisco. Enola: Jogo sério para ensino de SQL. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 345-356. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224663.