Adequação de jogo sério para avaliação de leitura infantil em um cenário de isolamento social

  • Eduardo Vieira Marques Pereira do Valle Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jairo Francisco de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora / LApIC Research Group http://orcid.org/0000-0002-0911-7980
  • Igor de Oliveira Knop Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo


A avaliação da fluência na leitura infantil é um processo que necessita ser realizado em um ambiente isolado, muitas vezes estranho para a criança. Isso demanda tempo e o resultado pode ser influenciado por uma série de fatores. O SpaceGEMS e uma abordagem para coleta e classificação de áudios para auxiliar educadores a atuarem de forma mais eficiente na resolução de problemas de leitura. Este trabalho apresenta a readequação de um jogo sério considerando as condições decorrentes do isolamento social nas escolas. A metodologia se pauta no Design Science Research que legitima o desenvolvimento de artefatos como um meio para se produzir conhecimento científico. A proposta foi validada por pedagogos em relação a sua aplicabilidade e contribuição.

Palavras-chave: Avaliação de leitura infantil, Jogo sério, Classificação de áudios

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Publicado
16/11/2022
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VALLE, Eduardo Vieira Marques Pereira do; DE SOUZA, Jairo Francisco; KNOP, Igor de Oliveira. Adequação de jogo sério para avaliação de leitura infantil em um cenário de isolamento social. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 357-367. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224664.