Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para a revisão de conhecimentos em gerência de projetos

  • Giani Petri Universidade Federal de Santa Maria
  • Vinicius Losekann Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


Estudos demonstram os benefícios do uso de jogos educacionais, em especial jogos físicos de tabuleiro, para a simulação de atividades e/ou revisão de conceitos de forma motivadora e atrativa. Um desafio, no entanto, é criar, em um contexto de ensino remoto, a interação social que jogos de tabuleiro físicos intrinsecamente criam. O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma versão digital do jogo de tabuleiro PM Master para auxiliar disciplinas de gerência de projetos nos cursos na área de computação. Resultados da avaliação indicam que o jogo contribuiu para reforçar e fixar os conceitos sobre as áreas de gerenciamento de projetos, além de criar um ambiente de diversão, desafio e interação social em um contexto de ensino remoto.

Palavras-chave: Jogo Educacional, Gerência de Projetos, PMMaster

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Publicado
16/11/2022
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PETRI, Giani; LOSEKANN, Vinicius. Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para a revisão de conhecimentos em gerência de projetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 368-377. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224671.