Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para a revisão de conhecimentos em gerência de projetos

  • Giani Petri Universidade Federal de Santa Maria
  • Vinicius Losekann Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


Estudos demonstram os benefícios do uso de jogos educacionais, em especial jogos físicos de tabuleiro, para a simulação de atividades e/ou revisão de conceitos de forma motivadora e atrativa. Um desafio, no entanto, é criar, em um contexto de ensino remoto, a interação social que jogos de tabuleiro físicos intrinsecamente criam. O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma versão digital do jogo de tabuleiro PM Master para auxiliar disciplinas de gerência de projetos nos cursos na área de computação. Resultados da avaliação indicam que o jogo contribuiu para reforçar e fixar os conceitos sobre as áreas de gerenciamento de projetos, além de criar um ambiente de diversão, desafio e interação social em um contexto de ensino remoto.

Palavras-chave: Jogo Educacional, Gerência de Projetos, PMMaster

Referências

AMBRÓSIO, M.J.; & SCHOEFFEL, P. (2014). Jogo de Tabuleiro para apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos baseado no Guia PMBOK. UDESC – Universidade do estado de Santa Catarina. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de jul/2021. Acesso em 20 de jul/2021.

BATTISTELLA P. E.; & WANGENHEIM, C. G. (2015). ENgAGED: Processo de Desenvolvimento de Jogos para Ensino em Computação. INCoD – Nº 001/2014 P GQS. Grupo de Qualidade de Software/ Instituto Nacional de Convergência Digital, INE/UFSC, Florianópolis/Brasil.

CARNEIRO, F. C. D. (2019). PM In Board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino de gerenciamento de projetos de software, 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá.

CASSETTARI, F. T. (2015). Estudo de caso: uso de um quiz game para revisão de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 2015.110 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

FILATRO, A. (2008). Design institucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

KERZNER, Harold. (2011). Gerenciamento de projetos. Editora Blucher.

MITAMURA, T.; SUZUKI, Y.; & OOHORI, T. (2012). Serious Games for Learning Programming Languages. IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEMS, MAN, AND CYBERNETICS. Seoul, Korea.

PARSONS, Paul. (2011). Preparing Computer Science Graduates for the 21st Century. Teaching Innovation Projects,v. 1, n. 1.

PETRI, G; WANGENHEIM, C. G.; & BORGATTO, A. F. (2018). Qualidade de jogos digitais e não digitais utilizados para o ensino de engenharia de software no brasil. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria. v. 7, n. 14. Jan./abr. p. 9-29.

PETRI, G., WANGENHEIM, C. G. V.; & BORGATTO, A. F. (2019). MEEGA+: A Model for the Evaluation of Educational Games for Computing Education (MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação). Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 27(3), 52- 81, DOI: 10.5753/RBIE.2019.27.03.52

PETRI, G.; WANGENHEIM, C.G.V; BONIATI, B. B.; & WEBER, A.R. (2018). Avaliação de uma Dinâmica Vivencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos em Cursos de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3480.

PLATAFORMA SCREENTOP.GG. (2019). United States. Disponível em: <https://screentop.gg/> Acesso em: 16 de jul. 2021.

PRIKLADNICKI, R., ROSA, R. & KIELING, E. (2007). Ensino de Gerência de Projetos de Software com o Planager In: XVIII SBIE, São Paulo, Brasil. p. 11-20.

SAVI, R.; WANGENHEIM, C., & BORGATTO, A. (2011). Um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais na Engenharia de Software. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2011), São Paulo, Brasil.
Publicado
16/11/2022
PETRI, Giani; LOSEKANN, Vinicius. Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para a revisão de conhecimentos em gerência de projetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 368-377. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224671.