Jogos Educacionais Digitais no apoio ao processo de Alfabetização e Letramento: Revisão Sistemática da Literatura

  • Laís Freitas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Márcia Häfele Islabão Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3769-6104

Resumo


Superar os desafios da alfabetização sempre foi uma tarefa árdua para o Brasil, tornando-se ainda mais desafiadora nos últimos dois anos devido ao cenário imposto pela pandemia. Sabe-se que nem todos os alunos tiveram acesso ou se adaptaram ao ensino remoto, ocasionando assim graves prejuízos no processo de alfabetização e letramento. Por outro lado, diversas pesquisas apontam que os jogos educacionais digitais (JED) são recursos auxiliares durante a aprendizagem. Diante disso, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL) que buscou investigar o uso e as contribuições dos JED na alfabetização e letramento. Os resultados mostram que os JED atribuem significado, motivação e engajamento, colaborando na alfabetização dos alunos, desde a fase de sondagem até a avaliação. No entanto, novos caminhos precisam ser construídos em prol de uma educação mais igualitária e eficiente.

Palavras-chave: Jogos educacionais digitais, Alfabetização, Letramento

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Publicado
16/11/2022
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DA SILVA, Laís Freitas; FRANCO, Márcia Häfele Islabão. Jogos Educacionais Digitais no apoio ao processo de Alfabetização e Letramento: Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 453-462. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224871.