Jornada Química GeNiAl: um jogo sério para o ensino da tabela periódica e seus elementos

Resumo


A experiência em adquirir conhecimentos sobre a Tabela Periódica pode ser cansativa e desestimulante, tendo em vista a grande quantidade de informações inerentes a esse tópico. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar a adaptação digital, desenvolvimento e avaliação de um jogo sério antes aplicado de forma não eletrônica, intitulado BaZnGa: Conhecendo os Elementos Químicos. Fazendo-se uso do Design Thinking, foi possível desenvolver uma versão inicial contendo algumas fases do jogo e utilizá-la durante testes com possíveis usuários. O BaZnGa obteve resultados positivos em relação à simplicidade do design e à objetividade das fases e pôde-se definir melhorias para trabalhos futuros.

Palavras-chave: Jogo sério, Química, Tabela Periódica

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Publicado
16/11/2022
BARROS, Gabriel Costa; SOUSA, Janyeid Karla Castro; VIANA, Davi. Jornada Química GeNiAl: um jogo sério para o ensino da tabela periódica e seus elementos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 473-484. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225004.