Experiences with Extended Reality Use in Education During Pandemic

  • Manoela M. O. da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


A pandemia do COVID-19 impactou quase todos os setores da sociedade devido às medidas de bloqueio adotadas para conter a propagação do vírus. O setor de educação teve que se adaptar rapidamente a esse cenário, em que o processo regular de ensino e aprendizagem foi interrompido por medidas sanitárias. Este estudo exploratório tem como objetivo investigar que tipos de experiências foram desenvolvidas com a tecnologia de realidade estendida durante esse período desafiador. Nosso objetivo é discutir quais aplicativos foram usados, em quais contextos e como eles foram usados. 27 professores que representavam uma ampla variedade de níveis de ensino e disciplinas responderam a uma pesquisa online para nos ajudar a entender essas questões. Os resultados mostraram que aplicações variadas foram utilizadas para diferentes assuntos e em diferentes contextos. O principal motivo do uso foi aumentar a motivação e o engajamento dos alunos.

Palavras-chave: Extended Reality, Education, Pandemic

Referências

Alhojailan, M. I. (2012). Thematic analysis: A critical review of its process and evaluation.

Azuma, R. T. (1997). A survey of augmented reality. Presence: Teleoper. Virtual Environ., 6(4):355–385.

Chard, S. (2020). Four ways extended reality (xr) will influence higher education in 2020 and beyond. Accessed: 2022-07-16.

Donally, J. (2018). Learning Transported: Augmented, Virtual and Mixed Reality for All Classrooms. International Society for Technology in Education.

Hadwick, A. (2019). (vrx) xr industry: Insight report: 2019-2020. Technical report, San Francisco, USA.

Hampshire, A., Seichter, H., Grasset, R., and Billinghurst, M. (2006). Augmented reality authoring: Generic context from programmer to designer. In Proceedings of the 18th Australia Conference on Computer-Human Interaction: Design: Activities, Artefacts and Environments, OZCHI ’06, pages 409–412, New York, NY, USA. ACM.

Mathew, P. and Pillai, A. (2022). Extended reality based remote learning experience during pandemic: Effectiveness and barriers. pages 15–38.

Milgram, P., Takemura, H., Utsumi, A., and Kishino, F. (1994). Augmented reality: A class of displays on the reality-virtuality continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, 2351.

Naderifar, M., Goli, H., and Ghaljaei, F. (2017). Snowball sampling: A purposeful method of sampling in qualitative research. Strides in Development of Medical Education, In Press.

Oliveira da Silva, M. M., Alves Roberto, R., Radu, I., Smith Cavalcante, P., and Teichrieb, V. (2019). Why don’t we see more of augmented reality in schools? In 2019 IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality Adjunct (ISMAR-Adjunct), pages 138–143.

Saldaña, J. (2013). The Coding Manual for Qualitative Researchers. SAGE Publications

Silva, M., Radu, I., Schneider, B., Cavalcante, P., and Teichrieb, V. (2018). An investigation on how teachers are using augmented reality in their lessons. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 625–634.

Silveira, I. F. (2021). O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 2:1–27.

Speicher, M., Hall, B. D., and Nebeling, M. (2019). What is mixed reality? In Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI 19, page 1–15, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Yang, K., Zhou, X., and Radu, I. (2020). Xr-ed framework: Designing instruction-driven and learner-centered extended reality systems for education.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Manoela M. O. da. Experiences with Extended Reality Use in Education During Pandemic. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 485-493. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225021.