Hello Food: uma jornada de aprendizagem lúdica em algoritmos, programação e Pensamento Computacional

Resumo


Muito tem se discutido sobre as possibilidades de usar jogos para aprendizagem de temas de Computação, sobretudo programação, mas a criação de mecânicas para jogos educacionais imersivos é complexa. Este trabalho apresenta uma proposta de ludificação, usando os quatro pilares do Pensamento Computacional, dos temas de introdução a programação a partir de um jogo intitulado "Hello Food", em que a jornada do herói se dá a partir da resolução de problemas que ocorrem no âmbito de um restaurante. Resultados preliminares apontam que ele foi bem aceito tanto no que diz respeito à ludicidade quanto à aprendizagem, entretanto, é necessário estender o número de fases para atender um maior número de temas.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, mecânicas, jogos educacionais, ludificação, restaurante

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Publicado
16/11/2022
MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda; MELO, Rafaela. Hello Food: uma jornada de aprendizagem lúdica em algoritmos, programação e Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 561-572. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225704.