Teacher Profile and Factors Impacting Teacher Technology Use: A Practical Investigation

  • Manoela M. O. da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Patricia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco
  • Veronica Teichrieb Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Este trabalho tem como objetivo entender o uso de tecnologias por professores, seus perfis, processo de planejamento e maturidade do uso da tecnologia. 15 professores de diferentes contextos foram entrevistados para entender quais ferramentas estão usando, bem como por que e como elas estão sendo usadas. Os dados mostraram que esse uso ainda encontra-se nos estágios iniciais de maturidade. As habilidades docentes, suas experiências prévias, e seu contexto de trabalho impactaram nesse resultado.

Palavras-chave: Technology, Education, Teacher Profile

Referências

Alhojailan, M. I. (2012). Thematic analysis: A critical review of its process and evaluation. In West East Journal of Social Sciences.

Braun, V. and Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2):77–101.

Brown, H. D. (2000). Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Pearson ESL.

Ertmer, P. A. and Ottenbreit-Leftwich, A. T. (2010). Teacher technology change. Journal of Research on Technology in Education, 42(3):255–284.

Future Lab (2014). Future Classroom Maturity Model reference guide. [link]. Accessed: May 8th, 2019.

Kenski, V. (2007). Educação E Tecnologias. Coleção Papirus educação. Papirus.

Matta, A. E. R., Silva, F. d. P. S. d., and Boaventura, E. M. (2014). Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século xxi. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 23(42).

Naderifar, M., Goli, H., and Ghaljaei, F. (2017). Snowball sampling: A purposeful method of sampling in qualitative research. Strides in Development of Medical Education, In Press.

Paraskeva, F., Bouta, H., and Papagianni, A. (2008). Individual characteristics and computer self-efficacy in secondary education teachers to integrate technology in educational practice. Computers & Education, 50(3):1084 – 1091.

Saldaña, J. (2013). The Coding Manual for Qualitative Researchers. SAGE Publications.

Vermette, L., McGrenere, J., Birge, C., Kelly, A., and Chilana, P. K. (2019). Freedom to personalize my digital classroom: Understanding teachers’ practices and motivations. In Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’19, pages 318:1–318:14, New York, NY, USA. ACM.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Manoela M. O. da; CAVALCANTE, Patricia Smith; TEICHRIEB, Veronica. Teacher Profile and Factors Impacting Teacher Technology Use: A Practical Investigation. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 660-667. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225018.