Uma Revisão Integrativa de Diretrizes Voltadas ao Desenvolvimento de Software para Usuários com Transtorno do Espectro Autista

  • Antonio Alves de S. Junior Instituto Federal da Paraíba
  • Lafayette Batista Melo Instituto Federal da Paraíba

Resumo


Muitos estudos mostram que o uso de tecnologias pode ajudar indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em várias áreas. Porém é desafiador desenvolver aplicações para esse público-alvo devido à vasta gama de sintomas ligadas ao transtorno. Assim, essa revisão integrativa investiga diretrizes que norteiem o desenvolvimento de software para usuários com TEA. Grande parte das diretrizes encontradas é voltada a aspectos como acessibilidade e usabilidade. A partir dos estudos selecionados, busca-se apresentar considerações sobre as diretrizes. Finalmente, destaca-se a importância de validar as recomendações.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Diretrizes, Desenvolvimento de Software

Referências

American Psychiatric Association. 2013. DSM-5th: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th ed. American Psychiatric Press.

Alessandrini, A., Cappelletti, A., & Zancanaro, M. (2014). Audio-augmented paper for therapy and educational intervention for children with autistic spectrum disorder. International Journal of Human-Computer Studies, 72(4), 422-430.

Silva, G. F. M., Raposo, A., & Suplino, M. (2015). Exploring collaboration patterns in a multitouch game to encourage social interaction and collaboration among users with autism spectrum disorder. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), 24(2-3), 149-175.

Mireya Silva, G.F. and Raposo, A. and Suplino, M. Exploring Collaboration Patterns in a Multitouch Game to Encourage Social Interaction and Collaboration Among Users with Autism Spectrum Disorder. Computer Supported Cooperative Work: CSCW: An International Journal. 2015.

Caro, K., Tentori, M., Martinez-Garcia, A. I., & Zavala-Ibarra, I. (2015). FroggyBobby: An exergame to support children with motor problems practicing motor coordination exercises during therapeutic interventions. Computers in Human Behavior.

Grynszpan, O.; Weiss, P.; Perez-Diaz, F.; Gal, E. Innovative technology-based interventions for autism spectrum disorders: A meta-analysis. Autism 2014, 18, 346–361.

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contextoenfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.

VALENCIA, Katherine; RUSU, Cristian; BOTELLA, Federico. User experience factors for people with autism spectrum disorder. Applied Sciences, v. 11, n. 21, p. 10469, 2021.

ISMAIL, Ummi Umniah; RAMLI, Rusyaizila; ROZZANI, Nabilah. User Experience/User Interface (UX/UI) design for autistic spectrum disorder (ASD) color based emotion detection system: a review. In: 2021 IEEE International Conference on Automatic Control & Intelligent Systems (I2CACIS). IEEE, 2021. p. 114-119.

GOMES, Dayanne et al. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users. In: Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 2021. p. 1-7.

PEREIRA, Wendell Soares; DE AZEVEDO CYSNEIROS FILHO, Gilberto Amado; AGUIAR, Yuska Paola Costa. Diretrizes de Acessibilidade para Jogos Sérios Destinados aos Aprendizes no Espectro Autista. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 679-690.

AGUIAR, Yuska Paola Costa et al. AutismGuide: a usability guidelines to design software solutions for users with autism spectrum disorder. Behaviour & Information Technology, v. 41, n. 6, p. 1132-1150, 2020.

SCAPIN, D. L.; BASTIEN, J. M. C. Critères ergonomiques pour l'évaluation d'interfaces utilisateurs. Rapports Techniques INRIA-Rocquencourt, v. 156, 1993.

REZAE, Mortaza et al. The evaluation of a mobile user interface for people on the autism spectrum: An eye movement study. International Journal of HumanComputer Studies, v. 142, p. 102462, 2020.

TUEDOR, Marian et al. Testing literacy educational software to develop design guidelines for children with Autism. International Journal of Disability, Development and Education, v. 66, n. 1, p. 19-35, 2019.

BARON-COHEN, Simon; LESLIE, Alan M.; FRITH, Uta. Does the autistic child have a “theory of mind”?. Cognition, v. 21, n. 1, p. 37-46, 1985.

BOZGEYIKLI, Lal et al. A survey on virtual reality for individuals with autism spectrum disorder: design considerations. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 11, n. 2, p. 133-151, 2017.

BRITTO, Talita Cristina Pagani; PIZZOLATO, Ednaldo Brigante. GAIA: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 02, p. 102, 2018.

KHOWAJA, Kamran; SALIM, Siti Salwah. Heuristics to evaluate interactive systems for children with autism spectrum disorder (ASD). PloS one, v. 10, n. 7, p. e0132187, 2015.

NIELSEN, J. Ten usability heuristics for user interface design. Geraadpleegd op, v. 8, 1995.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
S. JUNIOR, Antonio Alves de; MELO, Lafayette Batista. Uma Revisão Integrativa de Diretrizes Voltadas ao Desenvolvimento de Software para Usuários com Transtorno do Espectro Autista. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 694-704. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225113.