Lições aprendidas usando Robótica Desplugada, Linguagens Baseadas em Blocos e Simulador Robótico 3D
Resumo
O avanço da tecnologia mudou a rotina do ser humano em diversos aspectos, e com isso, a demanda por profissionais de computação aumenta. Todavia, o exercício do pensamento computacional no ensino básico é escasso, principalmente em sociedades mais pobres. Desta forma, este artigo propõe um método para exercitar o pensamento computacional utilizando conceitos de matemática básica de maneira conjunta com duas estratégias bem sucedidas: a Robótica educacional e a utilização de linguagem visual baseada em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics foi criado para o público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos dos alunos, capacitando-os para manipular um braço robótico, semáforo virtual e carrinho em simulador 3D.
Palavras-chave:
Robótica Educacional, Robótica Desplugada, Pensamento Computacional, Linguagem Visual Baseada em Blocos, Geração Automática de Código
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
MARINHO, Francisco Gabriel; BARRETO, Raimundo.
Lições aprendidas usando Robótica Desplugada, Linguagens Baseadas em Blocos e Simulador Robótico 3D. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 718-729.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225250.