Lições aprendidas usando Robótica Desplugada, Linguagens Baseadas em Blocos e Simulador Robótico 3D

Resumo


O avanço da tecnologia mudou a rotina do ser humano em diversos aspectos, e com isso, a demanda por profissionais de computação aumenta. Todavia, o exercício do pensamento computacional no ensino básico é escasso, principalmente em sociedades mais pobres. Desta forma, este artigo propõe um método para exercitar o pensamento computacional utilizando conceitos de matemática básica de maneira conjunta com duas estratégias bem sucedidas: a Robótica educacional e a utilização de linguagem visual baseada em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics foi criado para o público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos dos alunos, capacitando-os para manipular um braço robótico, semáforo virtual e carrinho em simulador 3D.
Palavras-chave: Robótica Educacional, Robótica Desplugada, Pensamento Computacional, Linguagem Visual Baseada em Blocos, Geração Automática de Código

Referências

Baião, E. R., do Amaral, S. F., and Vizconde, E. (2017). Scratch for arduino e o ensino de corrente elétrica: Uma proposta para o ensino médio.

Bravo, F. A., González, A. M., and González, E. (2017). A review of intuitive robot programming environments for educational purposes. In 2017 IEEE 3rd Colombian Conference on Automatic Control (CCAC), pages 1–6. IEEE.

Conde, M. Á., Fernández-Llamas, C., Rodríguez-Sedano, F. J., Guerrero-Higueras, Á. M., Matellán-Olivera, V., and García-Peñalvo, F. J. (2017). Promoting computational thinking in k-12 students by applying unplugged methods and robotics. In Proceedings of the 5th International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, page 7. ACM.

Goud Yadagiri, R., Krishnamoorthy, S., and Kapila, V. (2017). A blocks-based visual environment to teach robot-programming to k-12 students. Computers in Education Journal, 8:24–32.

Krishnamoorthy, S. P. and Kapila, V. (2016). Using a visual programming environment and custom robots to learn c programming and k-12 stem concepts. In Proceedings of the 6th Annual Conference on Creativity and Fabrication in Education, pages 41–48. ACM.

Marinho, F., Monteiro, E., and Barreto, R. (2020). Uprobotics: Robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. In Anais Estendidos do X Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, pages 127–132, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Miller, B., Kirn, A., Anderson, M., Major, J. C., Feil-Seifer, D., and Jurkiewicz, M. (2018). Unplugged robotics to increase k-12 students’ engineering interest and attitudes. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–5. IEEE.

Piaget, J. and Merlone, M. (1976). A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Zahar

Queiroz, R., Sampaio, F. F., and dos Santos, M. P. (2017). Duinoblocks4kids: utilizando tecnologia livre e materiais de baixo custo para o exercício do pensamento computacional no ensino fundamental i por meio do aprendizado de programação aliado à robótica educacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 6, page 25.

Read, J. C. and MacFarlane, S. (2006). Using the fun toolkit and other survey methods to gather opinions in child computer interaction. In Proceedings of the 2006 conference on Interaction design and children, pages 81–88.

Sales, S. et al. (2017). Utilizando scratch e arduino como recursos para o ensino da matemática. In XXIII Workshop de Informática na Escola, Recife

Sousa, B., Ripardo, D., Campos, I., Maciel, J., Santos, R., Romano, W., Raiol, A. A., and Bezerra, F. (2018). Robótica educacional e computação desplugada: Experiência em oficinas para calouros. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 540.

Spínola, R. O., Dias-Neto, A. C., and Travassos, G. H. (2008). Abordagem para desenvolver tecnologia de software com apoio de estudos secundários e primários. In Experimental Software Engineering Latin American Workshop (ESELAW), page 25.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MARINHO, Francisco Gabriel; BARRETO, Raimundo. Lições aprendidas usando Robótica Desplugada, Linguagens Baseadas em Blocos e Simulador Robótico 3D. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 718-729. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225250.