Recomendações de Acessibilidade Web em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem para o Estudante Surdo

  • Socorro Vânia L. Alves Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Daniel Carvalho Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Enoque Melo Alves Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo


Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA's) são ferramentas que apoiam os processos educacionais. No entanto, estudos revelam que há uma lacuna sobre quais diretrizes seguir no design desses ambientes, visando a inclusão de usuários surdos. Diante disso, este trabalho propõe recomendações de acessibilidade para apoiar a inclusão desse público. O método utilizado no estudo foi misto, incluindo a análise dos modelos de acessibilidade da W3C, entrevistas com estudantes surdos, docentes e tradutores intérpretes de Libras, e por fim, o percurso cognitivo em um AVEA. Como resultado, foi criada uma cartilha digital composta por recomendações de acessibilidade voltadas ao público surdo.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Recomendações de Acessibilidade, Surdo

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Publicado
16/11/2022
ALVES, Socorro Vânia L.; PEREIRA, Daniel Carvalho; ALVES, Enoque Melo. Recomendações de Acessibilidade Web em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem para o Estudante Surdo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 730-740. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225636.