Interação Remota no Aquarela Virtual: um estudo de caso com criança diagnosticada com TDAH

Resumo


Ambientes ubíquos são capazes de proporcionar diversas formas de interação por meio dos sensores e atuadores espalhados pelo ambiente. A pandemia do Covid-19 trouxe desafios para as escolas criarem atividades lúdicas que despertem o interesse dos alunos em ambientes remotos, especialmente em crianças com diagnóstico Transtorno de Déficit de Avaliação e Hiperatividade (TDAH). Este trabalho investiga o uso do sistema Aquarela Virtual, um sistema socioenativo remoto, utilizado em contexto de oficina em pré-escola, que inclui uma criança diagnosticada com TDAH. O estudo utiliza como método a Análise Temática da oficina e como instrumento de avaliação de acessibilidade o UbiAccess. Resultados apontam para aspectos sociais que precisam ser considerados no sistema para um acesso equitativo.

Palavras-chave: computação ubíqua, acesso equitativo, avaliação, acesso universal, socioenativo

Referências

Baranauskas, M. C. C. (2014). Social awareness in HCI. Interactions, 21(4), 66–69. https://doi.org/10.1145/2621933

Baranauskas, M. C. C., Mendoza, Y. L. M., & Duarte, E. F. (2021). Designing for a socioenactive experience: A case study in an educational workshop on deep time. International Journal of Child-Computer Interaction, 29, 100287. https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2021.100287

Baranauskas, M. C. C., Souza, C. S. D., & Pereira, R. (2014). I GranDIHC-BR — Grandes Desafios de Pesquisa em Interação Humano-Computador no Brasil. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). https://doi.org/10.13140/2.1.3651.9201

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Caceffo, R., Addan Gonçalves, D., Bonacin, R., Reis, J. C. dos, Valente, J. A., & Baranauskas, M. C. C. (2022). Children’s social interactions within a socioenactive scenario. Computers & Education, 176, 104324. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104324

Cibrian, F. L., Lakes, K. D., Tavakoulnia, A., Guzman, K., Schuck, S., & Hayes, G. R. (2020). Supporting Self-Regulation of Children with ADHD Using Wearables: Tensions and Design Challenges. Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 1–13. https://doi.org/10.1145/3313831.3376837

Duarte, E. F., & Baranauskas, M. C. C. (2016). Revisiting the Three HCI Waves: A Preliminary Discussion on Philosophy of Science and Research Paradigms. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–4. https://doi.org/10.1145/3033701.3033740

Duarte, E. F., & Baranauskas, M. C. C. (2022). Interações Sociais e Enativas com o Aquarela Virtual: Análise Temática de uma Atividade Remota. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola – WIE 2022. Workshop de Informática na Escola – WIE 2022, Manaus. Em processo de publicação.

Duarte, E. F., Mendoza, Y. L. M., Queiroz, M. J. N. de, Pimenta, J. R. de O. G., Silva, J. V. da, & Baranauskas, M. C. C. (2022). Aquarela virtual: Design e desenvolvimento de um sistema socioenativo em contexto de isolamento social (Relatório Técnico No 01; p. 21). https://www.ic.unicamp.br/~reltech/2022/22-01.pdf

Gonçalves, F. M., & Baranauskas, C. (2021). OpenDesign of Scientific Research in Pandemic Context. X Latin American Conference on Human Computer Interaction, 1–6. https://doi.org/10.1145/3488392.3488402

Monteiro, G. T., & Adamatti, D. F. (2020). Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Uma revisão sistemática. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), 752–761. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.752

Pereira, R., Baranauskas, M. C. C., & Liu, K. (2018). An Essay on Human Values in HCI. Journal on Interactive Systems, 9(1), 1. https://doi.org/10.5753/jis.2018.689

Pimenta, J. R. de O. G., Duarte, E. F., & Baranauskas, M. C. C. (2021a). Evaluating Accessibility in Ubiquitous Environments: A Case Study with Museum Installations. Anais do XLVIII Seminário Integrado de Software e Hardware, 88–96. https://doi.org/10.5753/semish.2021.15810

Pimenta, J. R. de O. G., Duarte, E. F., & Baranauskas, M. C. C. (2021b). Investigating Access in Ubiquitous Scenarios: A Case Study and Evaluation Instrument. X Latin American Conference on Human Computer Interaction. https://doi.org/10.1145/3488392.3488396

Pimenta, J. R. de O. G., Duarte, E. F., & Baranauskas, M. C. C. (2022). Investigando acesso equitativo em cenário socioenativo remoto: Um estudo de caso. Anais do XLIX Seminário Integrado de Software e Hardware, 152-163. https://doi.org/10.5753/semish.2022.223156.

Pimenta, J. R. de O. G., Duarte, E. F., Queiroz, M. J. N. de, Mendoza, Y. L. M., Silva, J. V. da, & Baranauskas, M. C. C. (2022). Aquarela Virtual: Investigando Acesso Equitativo em Instalação Socioenativa em Contexto de Isolamento Social (Relatório Técnico No 03; p. 15). Instituto de Computação - Universidade Estadual de Campinas. https://ic.unicamp.br/~reltech/2022/22-04.pdf

Sanderson, N. C., Kessel, S., & Chen, W. (2022). What do faculty members know about universal design and digital accessibility? A qualitative study in computer science and engineering disciplines. Universal Access in the Information Society, 21(2), 351–365. https://doi.org/10.1007/s10209-022-00875-x

Sonne, T., Marshall, P., Obel, C., Thomsen, P. H., & Grønbæk, K. (2016). An assistive technology design framework for ADHD. Proceedings of the 28th Australian Conference on Computer-Human Interaction - OzCHI ’16, 60–70. https://doi.org/10.1145/3010915.3010925

Sonne, T., Obel, C., & Grønbæk, K. (2015). Designing Real Time Assistive Technologies: A Study of Children with ADHD. Proceedings of the Annual Meeting of the Australian Special Interest Group for Computer Human Interaction, 34–38. https://doi.org/10.1145/2838739.2838815

Stephanidis, C. (2009). Designing for All in Ambient Intelligence Environments: The Interplay of User, Context, and Technology. International Journal of Human-Computer Interaction, 25(5), 441–454. https://doi.org/10.1080/10447310902865032

Stephanidis, C., & Antona, M. (2022). Universal access in the information Society (2001–2021): Knowledge, experience, challenges and new perspectives. Universal Access in the Information Society, 21(2), 329–331. https://doi.org/10.1007/s10209-022-00884-w

Stephanidis, C., Salvendy, G., Antona, M., Chen, J. Y. C., Dong, J., Duffy, V. G., Fang, X., Fidopiastis, C., Fragomeni, G., Fu, L. P., Guo, Y., Harris, D., Ioannou, A., Jeong, K. (Kate), Konomi, S., Krömker, H., Kurosu, M., Lewis, J. R., Marcus, A., … Zhou, J. (2019). Seven HCI Grand Challenges. International Journal of Human–Computer Interaction, 35(14), 1229–1269. https://doi.org/10.1080/10447318.2019.1619259

Weiser, M. (1991). The computer for the 21 st century. Scientific American, 94–104.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PIMENTA, Josiane Rosa de Oliveira Gaia; DUARTE, Emanuel Felipe; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Interação Remota no Aquarela Virtual: um estudo de caso com criança diagnosticada com TDAH. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 764-775. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225699.