Uso de Agrupamento para Avaliação de Desempenho Educacional e Apoio à Gestão em Áreas de Investimento

Resumo


O Plano Nacional de Educação (PNE) define metas e indicadores relacionados à educação, que devem ser observados pelos gestores dos entes federados do Brasil. No caso do gestor municipal, observar práticas de município com características parecidas e que tenham obtido resultados melhores nos indicadores do PNE, pode auxiliar na decisão sobre a utilização dos recursos. Este trabalho propõe um método inovador que é dividido em duas etapas: (1) Agrupamento das municipalidades brasileiras com aprendizado não-supervisionado com base em métricas sociodemográficas; (2) Comparação de métricas educacionais entre o município e os demais municípios do seu grupo. Este estudo mostrou uma melhora no Coeficiente de Silhueta, atestando que o método proposto criou grupos mais coesos. A fim de exemplificar esta abordagem, foi analisado o Indicador 1A da Meta 1 do PNE, para o município de Salvador. Foi observado que os bons resultados para algumas métricas educacionais não refletiram um aumento significativo no indicador do PNE avaliado.

Palavras-chave: Agrupamento, Mineração de Dados Educacionais, Learning Analytics, Sistema de Apoio à Decisão

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Publicado
16/11/2022
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SPANOL, Mariana; OLIVEIRA, Emília; ALVES, Gabriel; BITTENCOURT, Ibsen Mateus; PONTUAL FALCÃO, Taciana; FERREIRA MELLO, Rafael. Uso de Agrupamento para Avaliação de Desempenho Educacional e Apoio à Gestão em Áreas de Investimento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 944-955. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224772.