Análise do nível de confusão de estudantes com base no grau de dificuldade de questões de programação

Resumo


Neste artigo, é descrito um estudo exploratório sobre o nível de confusão de alunos durante a aprendizagem de programação em ambientes computacionais de aprendizagem. Para tal, os dados de autorrelato de confusão e os logs das interações dos alunos com a plataforma foram coletados durante um semestre de aula. Ademais, foi estudada a relação do nível de confusão do aluno com o nível de dificuldade da tarefa, expresso pela taxa de acerto. Ao todo, foram analisados os relatos de 197 alunos e os logs de 185 questões. Nos resultados, foram identificados níveis mais altos de confusão em questões que continham estruturas condicionais e de repetição, assuntos que exigem uma lógica de programação mais aprimorada. Os resultados desse estudo são uma primeira etapa de uma pesquisa que visa a detecção automática do estado de confusão a partir das suas ações no ambiente computacional de aprendizagem, ou seja, de maneira independente dos relatos dos estudantes.

Palavras-chave: confusão, nível de confusão, questões de programação, estudantes, estudantes de programação, dificuldade de questões de programação, análise do nível de confusão

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Publicado
16/11/2022
SANTOS, Nathália R. M. dos; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David B. F. de; CARVALHO, Leandro S. G.; LAUSCHNER, Tanara; LIMA, Marcos A. P. de; KAUTZMANN, Tiago R.; JAQUES, Patricia A.. Análise do nível de confusão de estudantes com base no grau de dificuldade de questões de programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1016-1027. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225007.