Contribuições para o Desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua Integração a Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
Embora Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) disponibilizem ferramentas como chats e fóruns para a interação entre seus atores, os materiais instrucionais são majoritariamente unidirecionais. Além disso, os AVAs carecem de ferramentas que instiguem o aluno a buscar por informações, a externalizar suas dúvidas, com a garantia de uma resposta mais imediata, fazendo uso, por exemplo, de agentes de software. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de um Agente Pedagógico Conversacional para o domínio de Introdução à Programação e sua integração ao ambiente virtual Moodle. Além disso, apresenta a avaliação da eficiência da assertividade de resposta dos diálogos apresentados pelo agente.
Referências
ALMEIDA, M. B.; BAX, M. P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ciência da informação, SciELO Brasil, v. 32, n. 3, p. 7–20, 2003.
ALVES, F.; MACIEL, C. Design de colaboração: Um experimento de codesign com o planejamento de atividades educacionais gamificadas. Nuevas Ideas en Informática Educativa, v. 12, p. 16–25, 2016.
BRADESKO, L.; MLADENIĆ, D. A survey of chatbot systems through a loebner prize competition. In: Proceedings of Slovenian Language Technologies Society Eighth Conference of Language Technologies. [S.l.: s.n.], 2012. p. 34–37.
BREWSTER, C.; O’HARA, K. Knowledge representation with ontologies: the present and future. IEEE Intelligent Systems, IEEE, v. 19, n. 1, p. 72–81, 2004.
CAMPOS, M. L. de A.; CAMPOS, L. M.; MEDEIROS, J. da S. A representação de domínios de conhecimento e uma teoria de representação: a ontologia de fundamentação. Informação & Informação, v. 16, n. 2, p. 140–164, 2011.
CANONICO, M.; RUSSIS, L. D. A comparison and critique of natural language understanding tools. Cloud Computing, p. 110–115, 2018.
CLARIZIA, F. et al. Chatbot: An education support system for student. In: SPRINGER. International Symposium on Cyberspace Safety and Security. [S.l.], 2018. p. 291–302.
FERNÁNDEZ-LÓPEZ, M.; GÓMEZ-PÉREZ, A.; JURISTO, N. Methontology: from ontological art towards ontological engineering. American Asociation for Artificial Intelligence, 1997.
GUO, Y. R.; GOH, D. H.-L. Evaluation of affective embodied agents in an information literacy game. Computers & Education, Elsevier, v. 103, p. 59–75, 2016.
HAN, S.; LEE, M. K. Faq chatbot and inclusive learning in massive open online courses. Computers & Education, v. 179, p. 104395, 2022. ISSN 0360-1315. Disponível em: [link].
HOSSIN, M.; SULAIMAN, M. A review on evaluation metrics for data classification evaluations. International Journal of Data Mining & Knowledge Management Process, Academy & Industry Research Collaboration Center (AIRCC), v. 5, n. 2, p. 1, 2015.
JÚNIOR, C. P. et al. Uso de ontologias para agentes conversacionais no contexto de ensino-aprendizagem: Uma revisão sistemática da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2017. v. 28, n. 1, p. 183.
LEE, L.-K. et al. Using a multiplatform chatbot as an online tutor in a university course. In: IEEE. 2020 International Symposium on Educational Technology (ISET). [S.l.], 2020. p. 53–56.
LIMA, C. E. T. Um Chatterbot para criação e desenvolvimento de ontologias com lógica de descrição. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Pernambuco, 2017.
MACIEL, A. M.; RODRIGUES, R. L.; CARVALHO, E. C. Desenvolvimento de um assistente virtual integrado ao moodle para suporte a aprendizagem online. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2014. v. 25, n. 1, p. 382.
MESSINA, A. et al. Biograkn: a knowledge graph-based semantic database for biomedical sciences. In: SPRINGER. Conference on Complex, Intelligent, and Software Intensive Systems. [S.l.], 2017. p. 299–309.
MORENO, R. Multimedia learning with animated pedagogical agents. Cambridge University Press, 2005.
NILAPHRUEK, P. e. a. Intelligent assistant system based on natural language dialog using ontology-based in a case study of computer science department, rmutt. 2018.
ODHIAMBO, B. A. e. a. Framework for improving usability of learning management systems by integrating pedagogical agent. International Journal of Computer Applications, Foundation of Computer Science, v. 166, n. 8, 2017.
OLIVEIRA, J. K. C. de. Ambiente virtual de aprendizagem: Elementos e ferramentas que influenciam a interação online. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 2, p. 185–196, 2018.
PRICILLA, C.; LESTARI, D. P.; DHARMA, D. Designing interaction for chatbot-based conversational commerce with user-centered design. In: IEEE. 2018 5th International Conference on Advanced Informatics: Concept Theory and Applications (ICAICTA). [S.l.], 2018. p. 244–249.
PROCTER, M.; LIN, F.; HELLER, B. Intelligent intervention by conversational agent through chatlog analysis. Smart Learning Environments, Springer, v. 5, n. 1, p. 30, 2018.
SILVA, M. et al. Integração de um agente conversacional no processo de ensino e aprendizagem utilizando as teorias mce e mmeeb para a retenção do conhecimento. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2018. v. 29, n. 1, p. 99.
SOUALI, K. et al. Recommending moodle resources using chatbots. In: IEEE. 2019 15th International Conference on Signal-Image Technology & Internet-Based Systems (SITIS). [S.l.], 2019. p. 677–680.
TERZIDOU, T. et al. Agent supported serious game environment. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 9, n. 3, p. 217–230, July 2016. ISSN 1939-1382.
VIEIRA, R.; LOPES, L. Processamento de linguagem natural e o tratamento computacional de linguagens científicas. EM CORPORA, p. 183, 2010.
VILLEGAS-CH, W. e. a. Proposal of an architecture for the integration of a chatbot with artificial intelligence in a smart campus for the improvement of learning. Sustainability, Multidisciplinary Digital Publishing Institute, v. 12, n. 4, p. 1500, 2020.
WOOLDRIDGE, M.; JENNINGS, N. R. Intelligent agents: Theory and practice. The knowledge engineering review, Cambridge University Press, v. 10, n. 2, p. 115–152, 1995.