Formação de equipes heterogêneas: suporte ao docente para aplicação da Aprendizagem Baseada em Equipes

Resumo


Turmas de estudantes naturalmente apresentam perfis diferentes em relação a níveis de aprendizagem, interação ou engajamento. Este trabalho apresenta uma abordagem que identifica perfis de estudantes em uma turma e, com base neles, forma grupos heterogêneos com vistas à aplicação de Práticas Ativas de Aprendizagem (PAA). Para tal, usa um método de aprendizado de máquina não supervisionado para criação de grupos homogêneos e define uma estratégia adaptada para a formação de grupos com perfis heterogêneos específicos para PAAs. A abordagem foi avaliada com base em dados reais de turmas do ensino técnico integrado ao médio considerando a PAA denominada Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE).
Palavras-chave: Aprendizagem ativa, Grupos heterogêneos de estudantes, Suporte docente

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Publicado
16/11/2022
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MARINHO, Johnny Y. Solano; FERNANDES, Damires Y. Souza. Formação de equipes heterogêneas: suporte ao docente para aplicação da Aprendizagem Baseada em Equipes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1053-1065. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225184.