Coleta de Informações de Movimento e Atividades de Crianças na Escola com Wearables: Relato de Experiência

Resumo


Dados objetivos sobre movimentação humana podem gerar informações sobre alunos em situações de aprendizagem, e auxiliar o professor. Este trabalho relata a experiência da coleta de dados de movimento de 20 crianças em sala de aula, utilizando sensor acelerômetro vestível. São apresentados a metodologia da coleta, procedimentos, opinião de professores e crianças, além das limitações e dificuldades no processo. A pesquisa foi realizada durante um período de 3 semanas com duas turmas do 2o ano do EF. Foram gerados 68 milhões de linhas de dados e mais de 100 páginas de anotações de campo, que estão em processo de análise para apoiar estudos futuros. O feedback da turma e das professoras foi positivo e atesta a qualidade da metodologia proposta.
Palavras-chave: Sensores Vestíveis, Coleta de Dados, Sala de Aula, Ensino Fundamental

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Publicado
16/11/2022
FERREIRA, Poliana Nascimento; SANTOS, Camila L. F. dos; BEDA, Juliana L.; BELARMINO, Guilherme D.; RODRIGUEZ, Carla Lopes; MOTTI, Vivian Genaro. Coleta de Informações de Movimento e Atividades de Crianças na Escola com Wearables: Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1102-1113. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225239.