Um Estudo de Viabilidade sobre a Assistente Virtual ADA Blocks com Professores do Ensino Médio

Resumo


A programação em blocos surgiu como uma alternativa ao ensino de programação textual devido a sua complexidade. Nesse sentido, percebeu-se a necessidade de apoiar o professor na escolha desse tipo de ferramenta. Para este propósito uma assistente virtual chamada ADA Blocks foi criada. Portanto, este artigo apresenta um estudo de viabilidade que objetivou avaliar a aceitação da ADA Blocks. Treze professores do Ensino Médio que ministram disciplinas do currículo base avaliaram esta assistente. Através dos resultados deste estudo, identificou-se que a maioria dos professores concordaram sobre a facilidade de uso e utilidade da assistente. Também algumas limitações foram identificadas, como a acessibilidade para professores com baixa visão e cegos.

Palavras-chave: Educação 4.0, Ferramentas de Programação em blocos, Assistente virtual ADA Blocks

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Publicado
16/11/2022
PERIN, Ana Paula Juliana; SILVA, Deivid Eive dos S.; VALENTIM, Natasha Malveira C.. Um Estudo de Viabilidade sobre a Assistente Virtual ADA Blocks com Professores do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1243-1254. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224682.