Percepções de Professores sobre Recursos de Ajuda em Ferramentas de Programação baseadas em Blocos

Resumo


Existem, nos dias atuais, muitas ferramentas com a proposta de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de programação e do pensamento computacional. Porém, observam-se dificuldades na interação com essas ferramentas e, considerando a importância de uso e os diversos públicos que elas atendem, os recursos de ajuda nelas disponíveis se tornam muito importantes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a percepção de seus usuários - neste caso, os professores - sobre este tipo de recurso. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário on-line, o qual foi respondido por 95 participantes. Dentre os resultados obtidos, destacam-se as ferramentas mais utilizadas, os recursos que acham mais úteis e produtivos, além de dificuldades encontradas, outras formas para buscar por ajuda e sugestões de novos recursos.

Palavras-chave: Recursos de Ajuda, Ferramentas de Programação em Blocos, Percepção de usuários

Referências

Assunção, O. B., Prates, R. O., e França E. S. (2021). Relato da aplicação de uma sequência didática fundamentada nas metáforas de perspectivas culturais para fomentação do pensamento computacional. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, 131–140. SBC.

Brezolin, C. S. e Silveira, M. (2021). Panorama brasileiro de uso de ferramentas para desenvolvimento do pensamento computacional e ensino de programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, 398–407, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Charao, A. S. e Ritter, F. (2020). Investigando dificuldades em recursos do code.org: Aplicação do método do percurso cognitivo ao tutorial artista da hora do código. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1483–1492. SBC

Chilana, P. K., Ko, A. J.,Wobbrock, J. O., e Grossman, T. (2013). A multi-site field study of crowdsourced contextual help: Usage and perspectives of end users and software teams. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’13, page 217–226, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Lester, J. C., Converse, S. A., Kahler, S. E., Barlow, S. T., Stone, B. A., e Bhogal, R. S. (1997). The persona effect: affective impact of animated pedagogical agents. In Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human factors in computing systems, pages 359–366.

Marwan, S., Dombe, A., e Price, T. W. (2020). Unproductive help-seeking in programming: What it is and how to address it. In Proceedings of the 2020 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE ’20, page 54–60, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

McKita, M. (1988). Online documentation and hypermedia: designing learnability into the product. In Proceedings of the IPCC ’88 Conference Record ’On the Edge: A Pacific Rim Conference on Professional Technical Communication, pages 301–305, Seattle, WA, USA. IEEE.

Neto, V. (2013). A utilização da ferramenta scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2013, volume 2.

Nielsen, J. (1994). Enhancing the explanatory power of usability heuristics. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’94, page 152–158, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Novick, D. G., Andrade, O. D., e Bean, N. (2009). The micro-structure of use of help. In Proceedings of the 27th ACM International Conference on Design of Communication, SIGDOC ’09, page 97–104, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Patrick, A. e McGurgan, A. (1993). One proven methodology for designing robust online help systems. In Proceedings Documentation, SIGDOC ’93, page 223–232, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery. of the 11th Annual International Conference on Systems.

Price, T. W., Liu, Z., Cateté, V., e Barnes, T. (2017). Factors influencing students’ helpseeking behavior while programming with human and computer tutors. In Proceedings of the 2017 ACM Conference on International Computing Education Research, ICER ’17, page 127–135, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Ribeiro, R. C. (2019). A utilização do scratch como ferramenta de apoio para suprir as dificuldades dos estudantes de ensino médio no estudo do fenômeno de refração. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem - RBECL, 3(6).

Sales, A. B. d. e Queiroz Palmeira, E. G. (2019). Use preferences in help documentation. In Proceedings of the 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pages 1–6, Coimbra, Portugal. IEEE.

Souza, F., Falcão, T., e Mello, R. (2021). O ensino de programação na educação básica: Uma revisão da literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1265–1275, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC

Vouligny, L. e Robert, J.-M. (2005). Online help system design based on the situated action theory. In Proceedings of the 2005 Latin American Conference on Human- Computer Interaction, CLIHC ’05, page 64–75, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Welty, C. J. (2011). Usage of and satisfaction with online help vs. search engines for aid in software use. In Proceedings of the 29th ACM International Conference on Design of Communication, SIGDOC ’11, page 203–210, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Wiggins, J. B., Fahid, F. M., Emerson, A., Hinckle, M., Smith, A., Boyer, K. E., Mott, B., Wiebe, E., e Lester, J. (2021). Exploring novice programmers’ hint requests in an intelligent block-based coding environment. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’21, page 52–58, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
BREZOLIN, Carmen Vera Scorsatto; SILVEIRA, Milene Selbach. Percepções de Professores sobre Recursos de Ajuda em Ferramentas de Programação baseadas em Blocos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1281-1291. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224718.