Percepções de Professores sobre Recursos de Ajuda em Ferramentas de Programação baseadas em Blocos

Resumo


Existem, nos dias atuais, muitas ferramentas com a proposta de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de programação e do pensamento computacional. Porém, observam-se dificuldades na interação com essas ferramentas e, considerando a importância de uso e os diversos públicos que elas atendem, os recursos de ajuda nelas disponíveis se tornam muito importantes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a percepção de seus usuários - neste caso, os professores - sobre este tipo de recurso. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário on-line, o qual foi respondido por 95 participantes. Dentre os resultados obtidos, destacam-se as ferramentas mais utilizadas, os recursos que acham mais úteis e produtivos, além de dificuldades encontradas, outras formas para buscar por ajuda e sugestões de novos recursos.

Palavras-chave: Recursos de Ajuda, Ferramentas de Programação em Blocos, Percepção de usuários

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Publicado
16/11/2022
BREZOLIN, Carmen Vera Scorsatto; SILVEIRA, Milene Selbach. Percepções de Professores sobre Recursos de Ajuda em Ferramentas de Programação baseadas em Blocos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1281-1291. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224718.