O Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Resumo
Há um crescimento de pesquisas sobre a inserção do Pensamento Computacional (PC) na Educação. Nesse sentido, esse Mapeamento Sistemático da Literatura tem como objetivo mapear os estudos do estado da arte acerca do desenvolvimento do Pensamento Computacional em alunos do Ensino Fundamental. Para isso foram selecionados 114 dos 1634 artigos obtidos nas buscas em bases nacionais e internacionais. Os resultados obtidos mostram uma tendência de crescimento do ensino do PC nesse contexto. Identificou-se a presença de atividades contributivas para o processo de ensino-aprendizagem em alunos de diferentes níveis escolares, destacando-se a interação dos alunos e um número reduzido de pesquisas sobre disciplinas fora da área de exatas.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, K12
Referências
Bordini, A., Avila, C., Marques, M., Foss, L., & Cavalheiro, S. (2017, October). Pensamento computacional no ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 123)
Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., Caetano, S. (2018). Pensamento computacional da educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. RBECM, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 99-112, jan./jun. 2018.
Felizardo, K. R., Nakagawa, E. Y., Fabbri, S. C. P. F., Ferrari, F. C. (2017). Revisão sistemática da literatura em Engenharia de Software: teoria e prática. Elsevier, first edition.
Petticrew, M., & Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide.Malden, MA:Blackwell Publishing.
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S. & Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering - EASE, vol. 17, no. 1, p. 1–10.
Raabe, A. L. A., Zorzo, A. F., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L. Z., Salgado, L.,da Cruz, M. J. K., adn Simone André Costa Cavalheiro, N. B., and Fortes, S. (2017). Computação na educação básica. In de Computação, S. B., editor, Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica, pages 1–9.
Rodrigues, S., Aranha, E., & Silva, T. R. (2018, October). Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 417).
Silva, I. D., Nunes, M. A. S. N., Felizardo, K. E., Nakagawa, E. Y., Ferrari, F. C., Fabbri, S. C. P. F., & Júnior, J. H. S. (2018). Almanaque Para Popularização De Ciência Da Computação Série 6: Metodologia Científica e Tecnológica; Volume 7: Mapeamento Sistemático - PARTE 1. 1. ed. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 7. 36p.
Souza, F.F., & Nunes, M. A. S. N. (2019). Práticas e resultados obtidos na aplicação do Pensamento Computacional Desplugado no ensino básico: Um Mapeamento Sistemático. In: Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. p. 289.
VITOR, Bernardo Gabriel. Computação desplugada no ensino fundamental: uma pesquisa bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, 2006.
Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., Caetano, S. (2018). Pensamento computacional da educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. RBECM, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 99-112, jan./jun. 2018.
Felizardo, K. R., Nakagawa, E. Y., Fabbri, S. C. P. F., Ferrari, F. C. (2017). Revisão sistemática da literatura em Engenharia de Software: teoria e prática. Elsevier, first edition.
Petticrew, M., & Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide.Malden, MA:Blackwell Publishing.
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S. & Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering - EASE, vol. 17, no. 1, p. 1–10.
Raabe, A. L. A., Zorzo, A. F., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L. Z., Salgado, L.,da Cruz, M. J. K., adn Simone André Costa Cavalheiro, N. B., and Fortes, S. (2017). Computação na educação básica. In de Computação, S. B., editor, Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica, pages 1–9.
Rodrigues, S., Aranha, E., & Silva, T. R. (2018, October). Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 417).
Silva, I. D., Nunes, M. A. S. N., Felizardo, K. E., Nakagawa, E. Y., Ferrari, F. C., Fabbri, S. C. P. F., & Júnior, J. H. S. (2018). Almanaque Para Popularização De Ciência Da Computação Série 6: Metodologia Científica e Tecnológica; Volume 7: Mapeamento Sistemático - PARTE 1. 1. ed. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 7. 36p.
Souza, F.F., & Nunes, M. A. S. N. (2019). Práticas e resultados obtidos na aplicação do Pensamento Computacional Desplugado no ensino básico: Um Mapeamento Sistemático. In: Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. p. 289.
VITOR, Bernardo Gabriel. Computação desplugada no ensino fundamental: uma pesquisa bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, 2006.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
OLIVEIRA, Márcio Canedo de; CATOJO, Albert Rodrigues de Souza; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto.
O Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1324-1333.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224833.