Pensamento Computacional integrado à Álgebra na BNCC: proposta para os primeiros anos do Ensino Fundamental
Resumo
Devido à recente inserção do Pensamento Computacional (PC) na Base Nacional Comum Curricular, este trabalho visa verificar a viabilidade e a abrangência da integração do PC com habilidades da Álgebra, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. A partir de um estudo teórico, fez-se um mapeamento entre o PC e esta área temática da Matemática, destacando a possibilidade de ampla integração entre as áreas. A proposta foi avaliada por professores da Matemática e da Pedagogia, ratificando a sua viabilidade.
Referências
Barbosa, L. L. d. S. and Maltempi, M. V. (2020). Matemática, pensamento computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3):748–776.
Barros, T., Reategui, E., and Teixeira, A. (2021). Estudo sobre um curso de formação em pensamento computacional para professores do ensino básico das áreas de matemática e informática. In Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 31–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Bobsin, R., Nunes, N., Kologeski, A., and Bona, A. (2020). O pensamento computacional presente na resolução de problemas investigativos de matemática na escola básica. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1473–1482, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (2018). Base nacional comum curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 9 de julho de 2021.
Camada, M. Y. and Durães, G. M. (2020). Ensino da inteligência artificial na educação básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1553–1562. SBC.
Costa, E. J. F., Campos, L. M. R. S., and Dario Serey Guerrero, D. (2017). Computational thinking in mathematics education: A joint approach to encourage problem-solving ability. In 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking–A guide for teachers. Computing At School. Disponível em [link]. Acesso em: 9 de julho de 2021.
Curzon, P., Dorling, M., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2014). Developing computational thinking in the classroom: a framework. Project report, Computing at School.
Echeverría, L., Cobos, R., Morales, M., Moreno, F., and Negrete, V. (2019). Promoting computational thinking skills in primary school students to improve learning of geometry. In 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 424–429.
Evaristo, I. S. (2019). O pensamento computacional no processo de aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Master’s thesis, Universidade Nove de Julho.
Futschek, G. (2006). Algorithmic thinking: The key for understanding computer science. In Mittermeir, R. T., editor, Informatics Education – The Bridge between Using and Understanding Computers, pages 159–168, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.
Kalelioglu, F., Gulbahar, Y., and Kukul, V. (2016). A framework for computational thinking based on a systematic research review. Baltic J. Modern Computing, 4(3):583– 596.
Komm, D., Hauser, U., Matter, B., Staub, J., and Trachsler, N. (2020). Computational thinking in small packages. In Kori, K. and Laanpere, M., editors, Informatics in Schools. Engaging Learners in Computational Thinking, pages 170–181.
Machado, J. A. C. and Cordenonsi, A. Z. (2021). Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do pensamento computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do ensino fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 8(2):132–153.
Marques, M., Cavalheiro, S., Foss, L., Avila, C., and Bordini, A. (2017). Uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional integrado ao ensino de matemática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 28(1):314.
Otero Avila, C., Foss, L., Bordini, A., Simone Debacco, M., and da Costa Cavalheiro, S. A. (2019). Evaluation rubric for computational thinking concepts. In IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), pages 279– 281.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
Ribeiro, L., Foss, L., and Cavalheiro, S. (2019). Pensamento computacional: Fundamentos e integração na educação básica. Jornada de Atualização em Informática na Educação, 8(1):25–63.
Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. Project report, University of Southampton.
Souza, F., Leite, R., Brito, C., Villela, M., and Santos, C. (2019). O desenvolvimento do pensamento computacional além do ensino em ciências exatas: uma revisão da literatura. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, pages 528–536.
Teresa, Z. and Liberatti, J. (2020). Un diálogo entre el pensamiento computacional y la interdisciplinariedad usando el software scratch. Uni-Pluriversidad, 20(1):100–117.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A, 366(1881):3717–3725.
Xavier, E., Foss, L., Cavalheiro, S., Soares, M. A., and Romio, L. (2021). Pensamento computacional integrado à matemática na bncc: proposta para o primeiro ano do ensino fundamental. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 989–1001, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.