Ensino de Computação na Educação Básica: Onde está Paulo Freire?

Resumo


Ensinar Computação na escola vem sendo alvo de inúmeras discussões, sendo o foco de políticas educacionais recentes em vários países. Porém, educar os estudantes na área é ir além da resolução de problemas, discutindo aspectos críticos e o impacto social que a Computação pode ter na sociedade. Neste contexto, esta pesquisa busca mapear práticas de Computação na escola que visem possibilitar a expressão computacional crítica dos estudantes. Os achados desta pesquisa apontam que a temática ainda é incipiente, mas seus resultados são promissores, se configurando, o ensino de Computação na escola, em um instrumento de transformação social.
Palavras-chave: Computação na Escola, Pedagogia Crítica, Pensamento Computacional Crítico

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Publicado
16/11/2022
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PEREIRA, Wellington G.; FRANÇA, Rozelma Soares de. Ensino de Computação na Educação Básica: Onde está Paulo Freire?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1404-1414. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225273.