Proposta de um Método de Ensino do Pensamento Computacional para a Educação Básica: um estudo de caso com base no Sistema Lesson
Resumo
Os avanços nas tecnologias digitais de informação e comunicação estabeleceram mudanças sociais relevantes. Desta forma, dentre as principais habilidades inerentes à vida social contemporânea, a habilidade de pensar de forma computacional é cada dia mais determinante. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar um método de aplicação de ensino do pensamento computacional baseado nos conceitos da taxonomia de Bloom, para alunos do 5º ano da educação básica.
Referências
Avila, C. e Cavalheiro, S. (2017). “Robótica Educacional como Estratégia de Promoção do Pensamento Computacional - Uma Proposta de Metodologia Baseada em Taxonomias de Aprendizagem”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1192 – 1201.
Brackmann, C. P. (2017). “Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica”. Tese Doutorado (Programa de pósgraduação em informática na educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Brasil. (2022). “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. [link]
Cardoso, A. M. D. S. (2015). “Uso da Taxonomia de Bloom para Modelagem de Processo Produtivo no Setor de Serviços voltado à Prática no Ensino à Distância”. Programa de pós-graduação em engenharia de produção, Universidade Federal do Amazonas.
CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira (2020).
Ferraz, A. P. do C. M., Belhot, R, V. (2010) “Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais”. Gestão & Produção [online]. 2010, v. 17, n. 2, p. 421-431.
França, R. S. e Tedesco, P. C. (2015). “Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil”. In: Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1464 – 1473.
Grebogy, E. C.; Santos, I.; Castilho, M. A. (2021) “Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura”. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 32, Porto Alegre: SBC, 2021, p. 953-964.
Meira, R. R. (2017) “Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas”. 120 p. Dissertação (Mestrado profissional do programa de pós-graduação em tecnologias educacionais em rede) — Universidade Federal de Santa Maria
Mestre, P. A. A. (2017) “O Uso do Pensamento Computacional como Estratégia para Resolução de Problemas Matemáticos”. 103 p. Dissertação (Centro de Engenharia Elétrica e Informática Coordenação de Pós-Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Federal de Campina Grande.
SBC – Sociedade Brasileira de Computação (2017). “Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica”, [link].
Silva, A. C. da; Pantoja, J.; Ribeiro, J. L.; Souza Jr., G. N. de; Jacob Jr., A. F. L.; Santana, Á. L. de. (2016) “Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais”. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1.
Silva, R. S. da; Pereira, C. P. (2022) “Prática do Pensamento Computacional e da Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática”. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 2., Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 197-206.
Valente, J. A. (2016). “Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno”. In: Revista e-Curriculum, v. 14, p. 864 – 897.
Wing, J. M. (2006). “Viewpoint: Computational Thinking”. Communications of the ACM, v. 49(3), p. 33 – 35.
Wing, J. M. (2016). “Pensamento Computacional: um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar”. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9(02), p. 1 – 10.