Proposal of a Teaching Method for Computational Thinking in Primary Education: a case study based on the Lesson System

Abstract


Advances in digital information and communication technologies have forced relevant social changes. Among the primary skills inherent in contemporary social life, the ability to computational thinking is increasingly required. In this sense, this article aims to present a method of application of teaching computational thinking based on the concepts of Bloom’s taxonomy for students in the 5th year of primary education.

Keywords: Computational Thinking, Education, Bloom's Taxonomy

References

Appolinário, F. (2011). “Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico”. 2 ed., São Paulo: Atlas

Avila, C. e Cavalheiro, S. (2017). “Robótica Educacional como Estratégia de Promoção do Pensamento Computacional - Uma Proposta de Metodologia Baseada em Taxonomias de Aprendizagem”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1192 – 1201.

Brackmann, C. P. (2017). “Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica”. Tese Doutorado (Programa de pósgraduação em informática na educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Brasil. (2022). “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. [link]

Cardoso, A. M. D. S. (2015). “Uso da Taxonomia de Bloom para Modelagem de Processo Produtivo no Setor de Serviços voltado à Prática no Ensino à Distância”. Programa de pós-graduação em engenharia de produção, Universidade Federal do Amazonas.

CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira (2020).

Ferraz, A. P. do C. M., Belhot, R, V. (2010) “Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais”. Gestão & Produção [online]. 2010, v. 17, n. 2, p. 421-431.

França, R. S. e Tedesco, P. C. (2015). “Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil”. In: Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1464 – 1473.

Grebogy, E. C.; Santos, I.; Castilho, M. A. (2021) “Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura”. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 32, Porto Alegre: SBC, 2021, p. 953-964.

Meira, R. R. (2017) “Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas”. 120 p. Dissertação (Mestrado profissional do programa de pós-graduação em tecnologias educacionais em rede) — Universidade Federal de Santa Maria

Mestre, P. A. A. (2017) “O Uso do Pensamento Computacional como Estratégia para Resolução de Problemas Matemáticos”. 103 p. Dissertação (Centro de Engenharia Elétrica e Informática Coordenação de Pós-Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Federal de Campina Grande.

SBC – Sociedade Brasileira de Computação (2017). “Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica”, [link].

Silva, A. C. da; Pantoja, J.; Ribeiro, J. L.; Souza Jr., G. N. de; Jacob Jr., A. F. L.; Santana, Á. L. de. (2016) “Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais”. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1.

Silva, R. S. da; Pereira, C. P. (2022) “Prática do Pensamento Computacional e da Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática”. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 2., Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 197-206.

Valente, J. A. (2016). “Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno”. In: Revista e-Curriculum, v. 14, p. 864 – 897.

Wing, J. M. (2006). “Viewpoint: Computational Thinking”. Communications of the ACM, v. 49(3), p. 33 – 35.

Wing, J. M. (2016). “Pensamento Computacional: um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar”. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9(02), p. 1 – 10.
Published
2022-11-16
SANTOS, Jhonny R. S.; OLIVEIRA, Janaina F.; QUARTO, Cícero Costa; JACOB JUNIOR, Antonio F. L.; SÁ, Eveline J. V.. Proposal of a Teaching Method for Computational Thinking in Primary Education: a case study based on the Lesson System. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1415-1424. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225642.