Mapeamento e classificação de grupos de incentivo ao Pensamento Computacional no Brasil e no mundo
Resumo
Com a disseminação do termo Pensamento Computacional após a publicação do artigo de Jeannette Wing no ano de 2006, o interesse da comunidade científica e educacional em relação ao tema cresceu de forma considerável, sendo discutido ao redor do mundo por grupos, redes e programas educacionais. Este artigo apresenta os resultados de um levantamento sistemático da literatura que identificou grupos que atuam com foco na disseminação do Pensamento Computacional no Brasil e no mundo considerando o período de 2012 a 2022. Os resultados obtidos retratam o panorama atual de grupos que fomentam o Pensamento Computacional, classificando-os de acordo com o público-alvo e os métodos aplicados, evidenciando o interesse e a importância na formação de grupos com esse foco no contexto atual da educação.
Referências
Erstad, O.; Eickelmann, B.; Eichhorn, K. (2015). Preparing teachers for schooling in the digital age: A meta-perspective on existing strategies and future challenges. Education and Information Technologies, 2015, Vol.20(4), pp.641-654.
SBC - Sociedade Brasileira de Computação, Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica, 2019. Disponível em [link]. Acesso em 13 de dezembro de 2021.
Sebrae. Infográfico 4 Habilidades Desenvolvidas pelo Pensamento Computacional. Sebrae, 2019. Disponivel em: [link]. Acesso em: 20 de janeiro de 2020.
Secretaria da Educação e do Esporte. Caderno de itinerários formativos 2022 - Ementa das unidades curriculares ofertadas em 2022, Paraná. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de março de 2022.
Strawhacker, A.; Lee, M.; Bers, M. (2018). Teaching tools, teachers’ rules: exploring the impact of teaching styles on young children’s programming knowledge in ScratchJr (2018). International Journal of Technology and Design Education, 2018, Vol.28(2), pp.347-376.
Systematic Reviews (Open Access) Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews 2021;10:89.
Valente, J. A. (2016). Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, São Paulo, 2016, v. 14, n. 3, pp. 864-897.
Valente, J. (2019). Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Volume 6, número 43, 2019. PPGE/UNESA. Rio de Janeiro.
Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Carnegie Mellon University, Communications of the ACM March 2006/Vol. 49, No. 3.
Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, Novembro 2008. 3717-25.